Campus Rio Branco

Ifac inaugura laboratório IF Maker com impressoras 3D

publicado: 27/10/2021 01h13, última modificação: 27/10/2021 14h25
Evento foi realizado nesta terça-feira (26.10), no campus Rio Branco, com a presença de autoridades e servidores
imagens_novo_portal (19).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou, nesta terça-feira (26.10), o primeiro laboratório IFMaker da instituição. O espaço, que está localizado no campus Rio Branco, conta com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, scanner, projetor e kit de ferramentas.

Constituído a partir do movimento “cultura maker”, o laboratório IFMaker tem como proposta central ser um convite para o protagonismo de novas ideias e criações, a partir da utilização de ferramentas tecnológicas e inovadoras. Os espaços, que tem ganhado cada vez mais destaque, possibilitam maior interação com empresas, startups, instituições de ensino e a comunidade.

DSC_0122.jpg   DSC_0125.jpg

Presente no evento, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a relevância do espaço maker para os estudantes e servidores, como também para comunidade. Além disso, ela ressaltou a importância do investimento em ações tecnológicas para o crescimento do Estado.

“A inauguração desse ambiente é um momento muito importante para nossa instituição. Hoje estamos colhendo o que plantamos. Quando começamos a trabalhar com projetos e ações na área de robótica, já tínhamos consciência de que a inauguração de um espaço como esse chegaria. Além disso, o laboratório IFMaker faz parte de uma ação da Rede Federal. Tenho certeza que será de grande importância a vivência de nossos alunos nesse ambiente inovador e tecnológico. Quem entra no Ifac sabe que terá oportunidades”, afirmou a reitora do Ifac.

DSC_0086.jpg

Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson Viana Alves Diniz, relembrou o percurso do Ifac para a construção dos novos espaços tecnológicos.

“Esse é um momento de felicidade e muito aguardado por nós. A inauguração do nosso IFMaker mostra que o Ifac não parou. Se hoje estamos inaugurando esse local, isso é reflexo de um coletivo. Sem o trabalho de nossos servidores, que submeteram propostas para receber recursos, a construção desse local não seria possível. A instalação de um laboratório como esse é um divisor de águas. Será um espaço em que o nosso aluno irá aprender fazendo. Uma ideia pode gerar um objetivo e esse objetivo pode ser uma inovação”, destacou Jefferson Diniz.

O evento também contou com a participação da senadora Mailza, que reforçou a parceria com o Ifac e a importância de investimentos na área da tecnologia para o Acre. “Quero parabenizar o Ifac pela iniciativa em criar um espaço que vai proporcionar o aprender-fazendo. O aluno terá possibilidade de colocar em prática o que está aprendendo. Além disso, esse será um ambiente que trará inovação. A tecnologia está presente em quase tudo, é algo em que acredito e que é necessário para o desenvolvimento do nosso Estado”.

DSC_0050.jpg

Diretor técnico do Sebrae/Acre, Lauro da Veiga Santos, participou da inauguração do novo laboratório IFMaker do Ifac. Em sua fala destacou a relevância do espaço para os estudantes, como também para a comunidade.

“Quero parabenizar o Ifac pelo momento. É uma alegria fazer parte dessa inauguração. Espaços como esse melhoram nosso ecossistema de inovação e tecnologia. Além disso, abre várias oportunidades de negócios, para que possamos criar, testar e inovar. Imagine o que um campus, com um espaço maker não poderá fazer? Quantas benfeitorias não poderão ser feitas com esses equipamentos? Que seja um espaço de compartilhamento e de inovação constante”, reforçou Lauro Santos.

O espaço IFMaker do Ifac é resultado de chamada pública realizada pela Setec, em apoio à criação de laboratórios maker para as instituições da Rede Federal. Ao todo, o Ifac foi contemplado com três laboratórios, destinados para os campi Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

DSC_0139.jpg

Para o laboratório do campus Rio Branco foram investidos R$82,8 mil. O espaço conta com impressora 3D de pequeno e médio porte, notebooks, scanner 3D, TV Smart 55’, kit de ferramentas, furadeira/parafusadeira, kits de robótica Arduino e lego, projetor multimídia, canetas 3D e máquina CNC cortadora a laser.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação do diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, da diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Hérika Fernanda Montilha Satrapa, do coordenador do laboratório IFMaker, William Pedrosa Maia, do secretário de Empreendedorismo e Turismo, John Douglas da Costa Silva, além de docentes, técnicos administrativos e representantes de instituições parceiras.