ENSINO

Ifac lança Consulta Pública para retomada gradual das atividades acadêmicas

publicado: 19/10/2021 00h59, última modificação: 19/10/2021 01h03
Servidores, estudantes, familiares dos estudantes e comunidade em geral podem apresentar propostas
Ifac_Portal.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-reitoria de Ensino (Proen) abriu, nesta segunda-feira (18/10), Consulta Pública para o recebimento de sugestões para a construção da portaria que vai normatizar a retomada das atividades acadêmicas presenciais nos campi da instituição, de forma gradual.

Segundo a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, com a retomada das atividades administrativas presenciais de forma segura e gradual na Reitoria e nos campi, iniciada no dia 1º de outubro de 2021, faz-se necessário dialogar com os setores interessados no retorno das atividades acadêmicas. “Esta Consulta Pública abre espaço para a participação de servidores, estudantes, familiares dos estudantes e comunidade em geral, para a construção do processo de retomada das atividades acadêmicas”.

A Proen, após reuniões realizadas previamente, elaborou a minuta de portaria contendo as diretrizes a serem observadas à luz das normativas nacionais e estaduais. A minuta está organizada em forma de portaria com cinco capítulos, 27 artigos e dois anexos, que estão à disposição em formulário que deverá ser preenchido com propostas para melhoria da redação e justificativa.

O documento foi apresentado na reunião do Colégio de Dirigentes, realizada na sexta-feira (15/10) e foi aprovado para as sugestões da comunidade. Os interessados em conhecer a minuta de retomada das atividades acadêmicas presenciais de forma gradual, e contribuir com o documento podem acessar o link abaixo.

Acesse aqui o link para formulário com a minuta da portaria

Pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, destaca que o documento apresenta as diretrizes para a retomada gradual das atividades acadêmicas, o que tem impacto sobre a vida acadêmica de estudantes e sobre o funcionamento dos cursos. “Por isso é importante que tenhamos diretrizes que contribuam da melhor forma com a organização desse trabalho, nesse sentido a participação de todos é muito importante para traçarmos as melhores estratégias”.

A Proen disponibilizou algumas orientações que deverão ser seguidas pelos interessados em contribuir: uma dessas orientações é que perguntas de esclarecimentos devem ser feitas para as instâncias internas do campus que estarão conduzindo as discussões. "Nesse caso, o interessado deve entrar em contato com a gestão do campus, caso preciso de informações adicionais".

Outra orientação é que os interessados façam, inicialmente, a leitura do documento inteiro e, somente depois, realizar as contribuições, evitando que sejam inseridas sugestões que já estão contempladas no documento. "Ao final, a orientação é que o interessado não esqueça de enviar suas contribuições, clicando em "ENVIAR", finalizando o questionário".

As contribuições podem ser feitas até às 18h do dia 25/10 (segunda-feira).

Documentos que embasaram a elaboração da minuta de portaria:

Portaria Interministerial nº 5, de 4 de agosto de 2021

Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021

Protocolo de Biossegurança do MEC

Documento Recomendações e orientações de biossegurança para a retomada das atividades presenciais no Ifac

Decreto Estadual nº 5.496, de 20/03/2020

Decreto Estadual nº 6.206 de 22/06/2020