Campus Sena Madureira

Ifac realiza curso sobre produção artesanal de derivados de leite

publicado: 06/10/2021 13h38, última modificação: 06/10/2021 13h39
Atividade foram realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro e organizadas pelo campus Sena Madureira
foto5.jpeg

O campus Sena Madureira, do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizou entre os dias 13 a 17 de setembro, o curso "Produção Artesanal dos Derivados do Leite", em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Acre (Senar/AC). As atividades, coordenadas pela docente e coordenadora do curso de Zootecnia, Danielle Almeida de Oliveira, foram ministradas pela instrutura do Senar/AC, Marilza da Cruz Pereira.

O curso aconteceu em formato presencial, respeitando todos os protocolos de segurança e concedeu certificado de 40h a todos os participantes, válido em todo território nacional. Ao todo, participaram da formação, seis alunos do curso superior de Bacharelado em Zootecnia, dois estudantes do curso técnico integrado em Agropecuária e dois representantes da indústria de laticínio LeiteMel.

As atividades tiveram como objetivo fazer com que os participantes colocassem em prática todas as informações repassadas durante as aulas, sobre as boas práticas de manipulação e análise de custos, além de dicas que foram assimiladas de imediato pelos alunos.

foto4.jpeg  foto3.jpeg

Como resultado do curso, os participantes disponibilizaram amostras para degustação dos produtos e das inovações produzidas durante o curso. Além dos participantes, vários gestores do campus Sena Madureira, juntamente com representantes do Senar e da indústria de laticínio LeiteMel, estiveram presentes no encerramento das atividades. Todos se manifestaram satisfeitos com o progresso conquistado, enfatizando a importância de dar seguimento a eventos semelhantes, além do alcance quando viabilizados por meio de parcerias.

Antônia de Oliveira Lima Silva, que participou do curso de formação, destacou a importância do aprimoramento do conhecimento. “O curso de derivados do leite foi de grande relevância para nós acadêmicos. Vivenciamos na prática a parte de fabricação de alguns derivados do leite, como por exemplo: iogurte natural, doce do soro pastoso, requeijão cremoso, queijo coalho, danone, iogurte natural, doce de soro pastoso, doce de soro em barra, queijo coalho, queijo manteiga, queijo da região, queijo muçarela, queijo temperado, licor alcoólico, leite condensado. Além disso, tivemos a oportunidade de compreender a importância socioeconômica para adequar o processo de embalagem, armazenamento e conservação do produto, padronizar o processamento do mesmo, e agregar valor aos produtos confeccionados. Conhecimento que possibilita o despertar enquanto agentes transformadores de sua própria realidade”.

Superintendente do Senar/Acre, Mauro Marcelo, ressaltou a parceria com o campus Sena Madureira e a indústria LeiteMel, como também a importância de repassar conhecimentos a cada vez mais pessoas.

foto7.jpeg

“Agradeço ao Ifac campus Sena Madureira pela parceria no curso de derivados do leite. Esse curso foi solicitado pela instituição durante nosso plano anual, em parceria também com a Laticínios LeiteMel, que cedeu o leite a preço de custo e o Ifac entregando alguns insumos para a realização dos trabalhos. Com essa formação conseguimos treinar estudantes de Agropecuária e Zootecnia, e com isso vamos conseguir ajudar eles, que serão os futuros minitorres na realização de ações fundamentais no nosso Estado. Agradeço a professora Daniele Oliveira pela parceria e o Senar está sempre à disposição do Ifac para que possamos realizar outras ações, continuar fortalecendo parcerias. Queremos sempre contribuir para que o trabalho seja mais produtivo, beneficiando o corpo discente e também os produtores rurais”, finalizou Mauro Marcelo.

Parceria Ifac e Senar

As primeiras tratativas entre as duas instituições, tiveram início em 2020, por meio de reuniões entre o Ifac e o Senar, visando a formação dos acadêmicos do campus Sena, juntamente com produtores rurais e a indústria local de processamento e industrialização de derivados.

(Texto e informações: Ruan Carvalho/Campus Sena Madureira)