ProfEPT

ProfEPT contribui para verticalização de ensino no Ifac

publicado: 20/09/2021 21h28, última modificação: 21/09/2021 10h21
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) já formou 11 novos mestres e mestras no Acre
imagens_novo_portal (8).png

O processo de verticalização de ensino é uma realidade das instituições que fazem parte da Rede Federal, como o Instituto Federal do Acre (Ifac). A verticalização acontece quando a estrutura acadêmica é capaz de oferecer cursos em diferentes etapas de ensino. Ou seja, quando uma mesma instituição oportuniza para as pessoas o estudo de nível técnico, graduação e pós-graduação.

Desde 2018, quando o Ifac ofertou as primeiras vagas para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifac), servidores e ex-alunos da instituição, como também diversas pessoas da comunidade, têm ampliado a carreira acadêmica devido à formação stricto sensu.

imagens_novo_portal (10).png

Aguinaldo Tananta Souza, egresso da primeira turma de Licenciatura em Física do Ifac, do campus Sena Madureira, é exemplo da verticalização no Ifac. Ele conta que o ensino ofertado na instituição contribuiu para que tivesse uma boa formação acadêmica. “Ingressei no Ifac em 2011 e a instituição me proporcionou uma excelente formação pública e de qualidade. Além disso, o Instituto sempre impulsionou os alunos para uma perspectiva de crescimento profissional, como também para permanência no sistema educacional em níveis mais elevados”.

Atualmente, Aguinaldo Souza é mestrando do ProfEPT da turma de 2021 e segue sendo orientado pela professora Renata Gomes de Abreu Freitas, que integra o corpo docente do referido programa de pós-graduação no Ifac.

Ana Cristina Melo Leite de Cunha, que é egressa do curso de especialização em Logística Empresarial, também é exemplo da verticalização na Rede Federal. “Além de ter tido acesso de forma democrática e transparente a uma especialização em Logística Empresarial, que é um diferencial na área de Administração, também pude realizar um dos meus grandes objetivos que era cursar um mestrado na área da Educação. O mais interessante disso tudo é que o curso de mestrado ofertado pelo Ifac tem uma base nacional, possuindo vários polos em todo o país”.

imagens_novo_portal (9).png

Ainda de acordo com a mestranda, o ensino ofertado pelo ProfEPT/Ifac, somada a qualidade do quadro docente, tem contribuído para seu aprendizado acadêmico. “O Ifac tem proporcionado um ensino de qualidade, com um grande número de professores com doutorado e interessados em realmente ensinar. Estou na expectativa de que a instituição, em breve, possa ofertar o doutorado para que eu continue aumentando meu nível acadêmico junto ao Ifac”.

Ana Cristina Cunha, que integra a turma de 2019, está em processo de conclusão da dissertação. Sua pesquisa tem como tema os benefício da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Gestão de Pessoas, do curso técnico subsequente em Administração do campus Rio Branco. O trabalho é orientado pelo professor Cleilton Sampaio de Farias e co-orientado pelo docente César Gomes de Freitas.

Professor do campus Cruzeiro do Sul e ex-aluno do curso de especialização do Ifac em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, Paulo Costa de Moura, ressaltou que com a verticalização do ensino no Ifac foi possível ampliar sua qualificação, mesmo sendo servidor da instituição.

imagens_novo_portal (11).png

“Estou no Ifac desde 2010, quando ingressei como docente. Com o curso de especialização pude continuar meus estudos, como também ampliar a administração das minhas disciplinas. Em Cruzeiro do Sul não tem muitos cursos na minha área, mas com o ProfEPT/Ifac foi possível dar seguimento a minha formação acadêmica e profissional. Tenho muito orgulho da minha instituição, pois ela tem me proporcionando dias melhores. Me sinto valorizado, respeitado e acolhido no Ifac”, afirmou Paulo Moura.

Ensino técnico, superior e pós-graduação

Ofertando educação pública no Acre desde 2010, o Ifac é parte integrante da Rede Federal que, atualmente, conta com instituições em todos os estados brasileiros. São 38 Institutos Federais (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que juntos somam mais de 600 unidades no Brasil.

O Ifac, além de cursos técnicos (integrados e subsequentes), que proporcionam qualificação desde o Ensino Médio, conta também com cursos superiores, que são ofertados nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, como também com cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado, que atualmente é o ProfEPT.

ProfEPT

Em 2017, o Ifac passou a ser uma das instituições da Rede Federal associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A primeira oferta de vagas aconteceu em 2018. Em 2019 e 2021, o Ifac também realizou seletivas para o ingresso de novos acadêmicos. Atualmente, a instituição já formou 11 mestres e mestras no Acre, que desenvolveram pesquisas envolvendo temáticas relacionadas às práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como também em organização e memória de espaços pedagógicos na EPT.

O curso de mestrado do Ifac, atualmente, conta com 12 professores, 46 mestrandos e mestrandas, e é coordenado pelo docente Mário Sérgio Pedroza Lobão.

Para saber mais informações sobre o ProfEPT, o processo de seleção e conferir as pesquisas desenvolvidas, basta acessar o site oficial: https://web.ifac.edu.br/profept/.