Campus Baixada do Sol

Campus Baixada do Sol realiza primeira visita técnica após retorno presencial

publicado: 05/04/2022 18h30, última modificação: 05/04/2022 18h30
Estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros estiveram na Piscicultura Nordeste onde conheceram ecossistemas aquáticos artificiais utilizados para cultivos de peixes
visita_tecnica_baixada (3).jpeg

Profª Maralina, eng. de pesca Júlio Rezende e discentes do curso durante visita à Piscicultura Nordeste

Estudantes do Ifac Campus Baixada do Sol participaram da primeira visita técnica organizada pela unidade após o retorno das aulas presenciais no último sábado, 02. Os alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros estiveram na Piscicultura Nordeste em uma atividade coordenada pela professora Maralina Torres no âmbito da disciplina de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos.

visita_tecnica_baixada (1).jpegFoto: Estudante Patrícia Viana observa larvas de tambaqui no laboratório de alevinagem

Conforme explicou a docente, o objetivo da visita foi conhecer os ecossistemas aquáticos artificiais utilizados para cultivos de peixes e reconhecer as espécies de peixes mais cultivadas no estado do Acre. Na oportunidade, os alunos puderam observar a estrutura dos viveiros para cultivo de peixes e o desenvolvimento de larvas de tambaqui e curimatã no laboratório de alevinagem.

A Piscicultura Nordeste é referência no estado do Acre na produção de alevinos e atua na região desde a década de 80. O proprietário e engenheiro de pesca Júlio Resende recebeu os discentes e falou sobre os procedimentos e técnicas realizadas na piscicultura para a indução da reprodução das espécies de peixes, tais como tambaqui, curimatã, pirapitinga, piau entre outros.

Ao final da atividade, os alunos ainda tiveram a oportunidade de visitar o lago do Amapá e o rio Acre, que são ecossistemas aquáticos naturais que abrigam uma grande diversidade de recursos pesqueiros.

visita_tecnica_baixada (2).jpeg

Eng. de Pesca Júlio Resende fala aos discentes sobre a Piscicultura Nordeste

Para o aluno Onildo Laurentino, discente do 3º período do curso Técnico em Recursos Pesqueiros, a visita técnica foi de suma importância, pois ele pôde vivenciar, na prática, situações que vai levar para a sua vida profissional.

Desde o primeiro momento, onde fomos recebidos pelo engenheiro até a visita ao lago do Amapá e ao rio Acre, foram momentos de muito aprendizado e não tem nada como vivenciar tudo isso na prática. Isso que gera conhecimento. Espero que possamos realizar mais visitas técnicas ao longo do curso”

Com informações e fotos da professora Maralina Torres