Campus Rio Branco

Estudantes defendem primeiro TCC do curso de Administração no Ifac

publicado: 19/04/2022 18h11, última modificação: 19/04/2022 18h11
Graduação iniciou a primeira turma no Campus Rio Branco, em 2018; Defesa do trabalho foi realizada no dia 13 de abril, no auditório da unidade
tcc_adm_riobranco (1).jpg

Estudantes com o professor orientador. Foto: Profa Pollyana Rufino

No dia 13 de abril, os discentes José Egípcio Ferreira e José de Araújo Souza apresentaram o primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo curso superior de Bacharelado em Administração ofertado no Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco. O curso iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2018.

O evento realizado no auditório da unidade foi prestigiado por alunos e familiares dos graduandos, além da banca examinadora composta pelos professores Marcus Marcelo Barros (orientador/presidente da banca), Danielle Jacob e João Evangelista Filho.

A sessão pública de defesa foi aberta pelo presidente da banca, que apresentou os demais avaliadores e em seguida fez uma breve referência ao TCC que tem como título “Plano de Negócio – Electra Solar”. Na sequência, os discentes tiveram 30 minutos para a exposição do trabalho, seguida pelas observações dos integrantes da banca examinadora. Finalmente, foi aberto um espaço aos presentes para eventuais perguntas ou comentários sobre o trabalho apresentado. Ouvidas as explicações dos discentes, a banca examinadora reunida em caráter sigiloso para proceder à avaliação final, deliberou pelo conceito/nota 9,1.

tcc_adm_riobranco (3).jpg

Banca examinadora do primeiro TCC do curso de Administração do Ifac. Foto: Profa Pollyana Rufino

Quero agradecer ao Instituto Federal do Acre pela oportunidade que nos deu ao longo dos cinco anos e meio em que cursei graduação e curso técnico. Foi uma honra fazer parte dessa instituição séria e preocupada com seus alunos. Sinto-me parte desse Instituto e logo sairei graduado como bacharel em Administração e só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse processo, colegas de classe e aos professores que tanto me ensinaram nesta caminhada”, comemorou o acadêmico José de Araújo Souza.

A coordenadora do curso de Administração, Pollyana Rufino Oliveira destacou a importância do momento. “Trata-se de um momento histórico para o Curso Superior de Bacharelado em Administração. Um curso que teve início em 2018 e que agora acompanha e celebra a apresentação da defesa de TCC de dois alunos que muito contribuíram com o curso. Parabéns ao José Egípcio, ao José de Araújo, ao professor-orientador Marcus Marcelo, aos demais membros da banca examinadora e às famílias dos alunos. Que venham as próximas defesas.”

tcc_adm_riobranco (2).png

Estudantes com a banca examinadora e a coordenadora do curso

Sobre o curso

O curso superior de Bacharelado em Administração tem o objetivo de formar profissionais de nível superior com competência para produzir e aplicar conhecimentos relativos aos diversos campos de atuação da Administração, preconizando a excelência organizacional e o bem-estar das pessoas, com ética e responsabilidade, adaptando-se aos contextos de forma inovadora, e consciente do impacto de suas ações sobre a sociedade e o ambiente, bem como realizar a gestão de equipes e de processos de trabalho nessas organizações.

No curso de Administração, o TCC tem como objetivo o desenvolvimento da prática de pesquisa, extensão e/ou inovação, proporcionando a articulação dos conhecimentos construídos ao longo do curso com problemáticas reais do mundo do trabalho. Como estrutura do projeto do TCC são aceitos monografia, plano de negócios ou artigo científico.

Com informações da Coordenação do Curso Superior de Bacharelado em Administração