Notícias

Internacionalização

Ifac assina acordos de cooperação com institutos de Portugal

publicado: 08/04/2022 13h40, última modificação: 08/04/2022 13h40
A instituição também teve a oportunidade de prospectar novas parcerias com associações e universidades portuguesas
imagens_materias_capa (6).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) agora conta com novos acordos de cooperação com instituições de ensino superior de Portugal. As parcerias foram assinadas pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e o assessor de Relações Internacionais (Arint), Luiz Eduardo Guedes, durante o I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior. Os novos acordos foram assinados com os Institutos Politécnicos de Bragança (IPB) e de Porto.

Além disso, o Ifac reforçou a parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), existente desde o ano de 2015. Ao todo, 21 alunos do Ifac já realizaram mobilidade acadêmica no IPCB, momento em que estudaram na escola anfitriã por cerca de 6 meses.

Conforme explica a reitora do Ifac, “em Portugal, os politécnicos, assim como os institutos federais no Brasil, são instituições de ensino superior, que possuem uma visão mais ampla de mercado de trabalho e, por isso, focam o direcionamento das suas grades curriculares para a prática das profissões, o que possibilita uma proximidade melhor com o mercado. Este, por sinal, é um dos diferenciais dos politécnicos e institutos federais”.

Ainda durante os cinco dias de agenda em Portugal, conforme explica o docente Luiz Eduardo Guedes, o Ifac pode prospectar novas parcerias com institutos politécnicos, uma universidade e associação a serem firmados no futuro, dentre elas: Associação Européia de Educação Superior, Universidade do Algarve, Institutos Politécnicos de Coimbra, de Setúbal, de Beja, de Portoalegre e de Viana do Castelo.

Conheça um pouco mais das instituições que o Ifac conta com parceria em Portugal:

Instituto Politécnico de Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição pública de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980 e que se constitui como um referencial de confiança na qualificação de alto nível dos cidadãos, na produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.

imagens_materias_capa (9).png

Possui uma ampla oferta formativa nas suas seis escolas superiores: Escola Superior Agrária; Escola Superior de Artes Aplicadas; Escola Superior de Educação, Escola Superior Dr. Lopes Dias, Escola Superior de Gestão, e Escola Superior de Tecnologia.

O património humano do IPCB, onde se incluem os docentes, os funcionários não docentes, os estudantes e os representantes da sociedade, constitui o ativo mais importante da instituição. É uma instituição que privilegia o mérito e está fortemente comprometida com o ensino de qualidade. Simultaneamente procura projeção regional, nacional e internacional ao nível da ciência, investigação e inovação.

É uma Instituição ativa, com pessoas capazes de promover e fortalecer sinergias internas e externas, locais e regionais, nacionais e internacionais, e empenhada em cooperar com o poder político local, instituições sociais e culturais, organizações empresariais e instituições de ensino, promovendo o crescimento científico, técnico, artístico, cultural e cívico dos jovens e dos adultos que procuram a instituição.

O IPCB encontra-se determinado a evoluir para uma instituição mais preparada para competir e vencer num mundo em constante mudança, tornando-se uma instituição mais forte e mais interventiva e dando um contributo determinante ao desenvolvimento social, cultural e económico da região e do país.

O IPCB é constituído por seis escolas:

Escola Superior Agrária

Escola Superior de Artes Aplicadas

Escola Superior de Educação

Escola Superior de Gestão

Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias

Escola Superior de Tecnologia

Instituto Politécnico de Bragança

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.

O IPB desenvolve a sua missão em articulação com a sociedade, incluindo a cooperação transfronteiriça, numa perspectiva de coesão territorial e de afirmação nacional e internacional, com vista ao desenvolvimento da Região, assente na inovação e na produção e transferência do conhecimento técnico-científico.

imagens_materias_capa (8).png

O IPB valoriza a atividade do seu pessoal docente, investigador e não docente, estimula a formação intelectual e profissional dos estudantes e assegura as condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida.

O IPB promove a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua oficial portuguesa.

O IPB participa, isoladamente ou através das suas unidades orgânicas, em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão, transferência e valorização do conhecimento. 

O IPB é constituído por cinco escolas, quatro em Bragança e uma em Mirandela: 

Escola Superior Agrária de Bragança

Escola Superior de Educação de Bragança

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança

Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela

Escola Superior de Saúde de Bragança 

Instituto Politécnico de Porto

A missão do P.Porto é criar e disseminar conhecimento, ciência, tecnologia e cultura, e dotar os seus estudantes de competências técnicas, científicas, artísticas e transversais, articulando o conhecimento e a ação e, assim, constituir-se em agente de transformação dos territórios nacionais e internacionais em que intervém, contribuindo para o desenvolvimento inteligente da Sociedade. 

imagens_materias_capa (7).png

Eixo dinâmico de uma comunidade aberta, desafiadora e multicultural, as Escolas do P.Porto dinamizam um complexo de equipamentos modernos e laboratórios.  São elas o eixo de ligação entre os três Campi, os 24 centros de investigação, os mais de 18 mil estudantes, as 59 licenciaturas e os 72 mestrados. No P.PORTO é possível, entre muitas outras coisas, estudar engenharia numa das mais antigas e respeitadas instituições da área, desenvolver o lado criativo e artístico no centro do Porto, usufruir das instalações contemporâneas do reestruturado Campus Póvoa de Varzim/Vila do Conde, ou da variedade de equipamentos do seu Centro Desportivo. Tudo isto articulado com as infraestruturas e instalações mais contemporâneas, equipamentos de vanguarda e um ambiente formativo de excelência, adequado às reais necessidades do mercado de trabalho. 

O P.PORTO possui um corpo docente experiente e qualificado, que produz e partilha conhecimento, participando em redes de investigação e inovação nacionais e internacionais nos domínios da Engenharia, Ciências Empresariais, Educação, Artes, Tecnologia e Gestão, Saúde, Hotelaria e Turismo e Media e Design. Métodos de ensino ativos, períodos de estágio em contexto real de trabalho, recursos e estruturas de apoio à investigação social e tecnológica permitem a formação de diplomados de sucesso em áreas estratégicas do conhecimento e de elevada oportunidade para o desenvolvimento económico, social e cultural do país.

(Informações: Arint/Ifac)