Internacionalização

Ifac participa de Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior

publicado: 04/04/2022 11h40, última modificação: 04/04/2022 12h03
Evento é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança e segue até o dia 08 de abril
imagens_materias_capa.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) também está presente no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior. O evento, que acontece na cidade de Bragança, em Portugal, iniciado nesta segunda-feira (04/04), será realizado até o dia 8 de abril e tem como objetivo revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil, reunindo gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica.

O seminário é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). "Essas instituições são de grande relevância para a Rede Federal. Temos muitos cases de sucesso nessa parceria, o que nos ajuda a cumprir nossa missão institucional de oferecer uma formação cidadã", destaca o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha.

imagens_materias_capa (1).png   imagens_materias_capa (2).png

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também está participando das atividades e ressalta como importante as discussões que estão sendo apresentadas no evento. "Temos Portugal como parceiro em nossas atividades de intercâmbio com discentes do ensino superior. Participar desse evento é de grande relevância para o fortalecimento de nossa parceria e futuras ações".

O encontro propõe avaliar os resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a estas instituições de ensino superior. O assessor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes, também participa do seminário.

Parceria

Atualmente, Portugal é o país com o qual as instituições da Rede Federal mais cooperam: atualmente há 126 acordos assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Com relação à dupla diplomação, vale mencionar que pelo menos 16 instituições da Rede Federal têm acordos com Institutos Politécnicos Portugueses áreas como engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia civil e administração.

Evento

O I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior pretende abordar temáticas que distinguem positivamente as instituições: a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo. O evento será transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança.

A programação dos dias 4 a 6 de abril inclui palestras, mesas redondas e quatro workshops nas seguintes temáticas e objetivos: Experiências e desafios da inovação formativa; Contatos entre gabinetes de relações internacionais Como desenhar uma dupla diplomação?; e Contatos entre gabinetes de empreendedorismo. A agenda conta ainda com uma reunião conjunta CCISP-Conif, envolvendo os presidentes dos Institutos Politécnicos e dirigentes das instituições da Rede Federal.

(Conif com informações do IFBA)