Ifac premia equipes no encerramento do IV Desafio de Ideias

publicado: 11/04/2022 21h26, última modificação: 11/04/2022 21h26
Cerimônia ocorreu de forma virtual e contemplou três vencedores com valores em dinheiro e passaporte para ingresso no programa de incubação da Incubac
desafio_ideias_premiacao.png

Imagens: Captura de tela da cerimônia de premiação, realizada em 23/02/2022

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, no dia 23 de fevereiro, a premiação das equipes participantes do IV Desafio Ifac de Ideias Inovadoras de Impacto. A cerimônia ocorreu de forma virtual e contemplou três equipes que receberam premiação em dinheiro de R$ 4.000 a R$ 1.500 e passaporte para ingresso no programa de incubação da Incubadora de Empreendimentos do Acre (Incubac).

Ao todo, foram selecionadas sete ideias para participarem da competição e seis equipes foram finalistas: “Doceria 3 meninas- Doces presenteáveis”, “Bambioss - Biomassa de banana”,Nexplas - Polímero substituto para o plástico”, “Transversal - Mobilidade urbana”, “Apis Hertz - Aceleração de germinação de plantas e produção de mel” e “Liga acreana E-sport - Competições e-Sports de alto nível, online e presenciais”.

Com base no grau de inovação da ideia, potencial de escalabilidade, viabilidade econômico/financeiro, capacidade técnica da equipe e impacto socioambiental positivo, foram premiadas as equipes Nexplas com o 1º lugar, Apis Hertz em 2º e Bambioss em 3º lugar.

Todas as equipes participantes apresentaram ótimas ideias, com grande potencial mercadológico e de escalabilidade, o que gerou uma grande expectativa na Incubac para iniciar os trabalhos de apoio com as equipes vencedoras”, afirmou o coordenador da Incubac, Reinaldo Maia. “A Incubac segue de portas abertas para ajudar, dentro do possível, às demais equipes participantes. Elas passam a figurar no radar da incubadora e poderão contar com o nosso apoio no desenvolvimento de seus negócios”, garantiu.

O ingresso das startups vencedoras no programa de incubação se dará por meio da assinatura de um contrato entre a Incubac e as equipes, planejado para ocorrer no primeiro semestre de 2022. Com o contrato, as startups denominadas Incubadas Residentes passam a ocupar um espaço dentro da incubadora, usufruindo de toda a infraestrutura física e digital.

desafio_ideias_premiacao (33).jpg desafio_ideias_premiacao (15).jpg

desafio_ideias_premiacao (5).jpg desafio_ideias_premiacao (6).jpg desafio_ideias_premiacao (24).jpg

Sobre a competição

A competição ocorreu ao longo dos meses de janeiro e fevereiro contando com palestras, mentorias e oficinas em diversas etapas de criação e desenvolvimento das ideias, modelagem e apresentação dos negócios, totalizando 108 horas de atividades. Nesse processo, foram utilizadas metodologias como Design thinking, Lean Startup, Customer Development e Business Model Canvas.

Ao final das atividades, cada equipe entregou um Pitch deck (gravado) e um Business Model Canvas, por meio dos quais a banca formada pelo empreendedor João Geraldo Lima, pelo coordenador do HUB MG, Michael Soares e pelo coordenador da Incubadora AYTY, Luiz Cláudio avaliou as equipes, escolhendo assim as três melhores como as vencedoras.

O Desafio de Ideias é uma competição que teve sua primeira edição em 2015, sendo realizada também em 2018 e 2019, com a edição de 2021 sendo a primeira 100% on-line. O objetivo do evento é disseminar a cultura do empreendedorismo por meio de apoio e mentoria voltados para a criação e desenvolvimento de ideias de negócios. O evento é realizado pela Incubac, com apoio da Coordenação de Incubadoras e do Núcleo de Inovação Tecnológica, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifac.

Nesta quarta edição, o Desafio de ideias contou com o apoio financeiro de R$ 10 mil patrocinados pelo Fórum de Investimento e negócio de impacto e o Impact Hub São Paulo, através do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que viabilizou a execução do evento e uma premiação em dinheiro para as três equipes vencedoras.

Matéria no Portal da Ufac: Grupo da Ufac conquista 2º lugar em competição do Ifac