Ifac prorroga inscrições do curso de Microempreendedor Individual

publicado: 27/04/2022 12h47, última modificação: 27/04/2022 13h00
São ofertadas 500 vagas para Cruzeiro do Sul; Inscrições serão encerradas no dia 6 de maio de 2022 e devem ser realizadas junto ao CRAS ou CREAS do município
Qualifica Mais Progredir.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) prorrogou as inscrições para seleção de alunos para o Curso de Qualificação Profissional de Microempreendedor Individual (MEI) ofertado pelo Programa Qualifica Mais Progredir, no município de Cruzeiro do Sul. Segundo o Edital Complementar 01 do Edital 07, a data foi prorrogada até o dia 6 de maio de 2022.

Clique aqui e acesse o edital com as novas datas

Clique aqui e acesse o edital destinado à seleção de alunos

O curso será presencial, gratuito, com aulas no período vespertino nas escolas Comandante Braz de Aguiar e Tancredo Neves. Ao todo, são ofertadas 500 vagas. O curso é destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil ou que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham 18 anos ou mais, e Ensino Fundamental Completo.

A formação tem carga horária de 160 horas e a previsão, com a prorrogação das inscrições, é que as primeiras cinco turmas tenham a aula inaugural no dia 23 de maio. O edital prevê o pagamento de assistência estudantil aos alunos, como auxílio para alimentação e transporte.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de forma presencial, até o dia 06 de maio, das 8h às 16h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro da Cobal e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) no Bairro do Alumínio, atrás do Ginásio Esportivo Bezerrão.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher a ficha de pré-matrícula (disponível no anexo III do edital), além de anexar ao formulário os documentos obrigatórios, que são:

a) Comprovante de nível de escolaridade completo (declaração, autodeclaração - Anexo IV do edital, histórico ou certificado);

b) Documento de identidade com foto;

c) CPF, caso não conste no documento de identidade;

d) Número de Identificação Social (NIS/PIS), se houver;

e) Documento comprobatório de ser beneficiário ativo do Programa Auxílio Brasil (Folha de pagamento atualizada) ou inscrição no CadÚnico (Folha resumo atualizada).

A lista de inscritos será publicada no site do Ifac, no dia 10 de maio. A seleção dos candidatos será feita através de sorteio público realizado on-line no canal do Ifac no Youtube, do dia 13 de maio.

O Processo Seletivo Simplificado é conduzido por uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Extensão do Ifac. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: proex.qualificalunos@ifac.edu.br

O que é o Programa Qualifica mais Progredir

O Programa Qualifica Mais Progredir 2021 é uma ação do Governo Federal, executado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com a finalidade de capacitar, em cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual, os beneficiários do Programa do Auxílio Brasil.

O programa também visa contemplar pessoas inscritas no CadÚnico com base nas perspectivas de necessidade de mão de obra qualificada, nos arranjos produtivos locais e nas características do público com necessidade de qualificação.

O curso do Ifac tem parceria com o município de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do CRAS e do CREAS.