Notícias

REITORIA

Ifac receberá três computadores de alta performance doados pelo TCE

publicado: 05/04/2022 17h43, última modificação: 05/04/2022 19h16
Presidente do TCE visita campus Rio Branco para iniciar processo de doação dos equipamentos que serão utilizados na Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac)
Vista T¨CE_Incubadora (5).JPG

O reitor substituto do Instituto Federal do Acre (Ifac), Jefferson Viana Alves Diniz, participou de reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), conselheiro Ronald Polanco Ribeiro, realizada na sede da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac), no campus Rio Branco. Na ocasião, o conselheiro do TCE conheceu as instalações do Laboratório IFMaker.

A reunião ocorreu nesta terça-feira (05/04) e teve a participação do diretor de Tecnologia da Informação do TCE/AC, Cláudio Pontes da Silva, e do assessor da Presidência, Gerson Januário. O reitor substituto Jefferson Viana foi acompanhado pelo diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, da Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Hérika Fernanda Montilha Satrapa, e do coordenador de Incubadora de Empresas (COINC/NIT), Marcelo Florentino.

A iniciativa de propor a doação dos três servidores de rede de computadores de alta performance ao Ifac para atender a Incubac foi do diretor de Tecnologia da Informação do TCE, Cláudio Pontes, durante reunião da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação, do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, que ocorreu no dia 29 de março, na sede da Incubadora. Na ocasião, os participantes da Câmara Técnica visitaram o Laboratório IFMaker e conheceram os potenciais da Incubac.  

  TCE_visita (2).jpeg

Os equipamentos que serão doados, segundo o coordenador de Incubadora de Empresas, Marcelo Florentino, permitirão o uso de Clusters, tecnologia fundamental para sistemas que dependem de disponibilidade e processamento imediato, como provedores de internet, sites e-commerce ou aplicativos que demandam alta disponibilidade e balanceamento de carga de forma escalável. “Com isso poderemos disponibilizar aos empreendimentos de base tecnológica, não apenas infraestrutura física, mas também digital para que possam desenvolver soluções com armazenamento em nuvem, disponíveis 24h por dia”.

O presidente do TCE, Ronald Polanco, parabenizou o Ifac pelo trabalho que vem desenvolvendo e destacou que as duas instituições já realizam ações conjuntas e a doação dos equipamentos irá fortalecer ainda mais a parceria. “Parabenizo o Ifac pela ousadia de investir na área da inovação tecnológica e apoio às empresas que são atendidas nesta incubadora. Com esta doação, estamos fortalecendo uma parceria que já existe entre nossas instituições e incentivar que novos projetos sejam incubados aqui no Ifac”.

Vista T¨CE_Incubadora (4).JPG Vista T¨CE_Incubadora (6).JPG

O reitor substituto, que também é pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Jefferson Viana, agradeceu em nome da reitora Rosana Cavalcante, que se encontra em missão em Portugal, participando Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, a visita e a doação dos equipamentos para a instituição. “A visita do conselheiro e presidente Ronald Polanco, é de extrema importância para estreitar os laços ente o TCE e o Ifac. Assim, podemos otimizar os recursos públicos e também de levar a capacitação, a inovação e o empreendedorismo a comunidade externa”.