Internacionalização

Seminário Luso-Brasileiro aborda empreendedorismo e inovação

publicado: 06/04/2022 13h13, última modificação: 06/04/2022 13h13
Reitora do Ifac e assessor de Relações Internacionais participam do evento, em Portugal, que segue até o dia 08 de abril
imagens_materias_capa (3).png

Com objetivo de ampliar o conhecimento sobre ações envolvendo inovação, relações internacionais e empreendedorismo, a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e o assessor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, participaram das oficinas que estão sendo realizadas no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior.

O evento, que segue até o dia 08 de abril, é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Image (1).jpeg

As atividades ainda têm como foco abordar temáticas sobre a Mobilidade e Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo.  Ainda durante o evento estão sendo discutidas novas agendas estratégicas de cooperação, considerando as missões e visões comuns a estas instituições de ensino superior. O I Seminário Luso-Brasileiro está sendo transmitido ao vivo pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Veja abaixo mais informações sobre as oficinas que a reitora do Ifac e o assessor de Relações Internacionais participaram:

- Percursos pela inovação formativa no ensino superior: coordenada por Vera Ferro-Lebres (Instituto Politécnico de Bragança) e Ricardo Cardozo (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), a oficina destacou a importância da inovação formativa e a implementação de ecossistemas de cocriação, envolvendo o ensino, a investigação/pesquisa e a cooperação com empresas e organizações externas (social, cultural, setor público), assim como tais situações traduzem a necessidade de uma mudança intencional e programada, visando melhorar substancialmente a aprendizagem e o desenvolvimento de competências dos alunos, criando ecossistemas de aprendizagem que promovam a cocriação. Durante a atividade, os participantes puderam partilharem boas práticas das suas instituições.

Foto 2.jpeg

- Contactos entre gabinetes de relações internacionais: coordenada por Luís Pais (Instituto Politécnico de Bragança) e Luciano Perilo (Instituto Federal de Goiás), a oficina buscou ampliar as discussões sobre como as assessorias e os gabinetes de relações internacionais de ambos os países têm contribuído de forma única para a realidade da mobilidade acadêmica. Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de ressaltar o conhecimento pessoal, para a troca de boas-práticas na organização da mobilidade internacional e para que as instituições ampliassem seu leque de contatos e acordos de cooperação.

Foto 3.jpeg

- Contactos entre gabinetes de empreendedorismo: coordenada por Vera Ferro-Lebres (Instituto Politécnico de Bragança) e Maria Carolina Bello (Instituto Federal de Pernambuco), a atividade destacou a diferentes iniciativas de promoção do empreendedorismo realizadas pelas instituições de ensino superior, que tem resultando na transferência de conhecimento dos centros de investigação/ pesquisa. Durante o evento, foi possível co-desenhar uma metodologia com objetivo de implementar o projeto português “Poliempreende”, que culmina com concursos de ideias e de planos de negócio às escalas regionais, para a rede Conif.

Foto 4.jpeg

- Como desenhar uma dupla diplomação?: sob a coordenação de Luís Pais (Instituto Politécnico de Bragança) e Pedro Rocha (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais), a oficina destacou a importância da dupla diplomação como um veículo de cooperação internacional, com claras vantagens para estudantes, que podem obter um segundo diploma num país e região onde o reconhecimento de seu diploma de origem não é automático, bem como para a cooperação entre professores e pesquisadores de ambas as instituições. Assim, o evento teve como objetivo de ser uma viagem pelos modelos de dupla diplomação utilizados pelo Instituto Politécnico de Bragança com os seus parceiros brasileiros e um local de partilha, com os parceiros portugueses e brasileiros, das dificuldades e das boas-práticas estabelecidas ao longo de oito anos de concretização da plataforma internacional de dupla diplomação.

Foto 5.jpeg

Clique aqui e acesse mais informações sobre as atividades do I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior