Abertas inscrições para curso de português e cultura brasileira

publicado: 08/08/2022 13h55, última modificação: 08/08/2022 13h55
O curso é destinado para falantes de espanhol (nativos ou não) e será realizado na modalidade EaD
imagens_materias_capa - 2022-08-08T115503.294.png

O Instituto Federal do Acre, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), está com inscrições abertas para o curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, na modalidade Educação a Distância (EaD). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19 de agosto.

Ao todo, estão sendo ofertadas 60 vagas para os campis Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Xapuri. O curso é vinculado ao Projeto Nacional Português como Língua Adicional em Rede, do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Acesse aqui o edital

De acordo com edital, o curso é destinado para pessoas que tenham interesse em aprender o português como língua adicional. As atividades terão duração de 200 horas e o curso será oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).

As inscrições para o Módulo 1 (Nível A1) devem pelo link: https://tinyurl.com/28e776g4.  Já os candidatos que desejam concorrer às vagas do Módulo 2 (Nível A2), a inscrição deve ser feita pelo link https://tinyurl.com/23cntxwr. O candidato poderá realizar apenas uma inscrição.

Conforme explica o assessor de Relação Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes, o curso está dividido em 18 lições e a cada semana serão abertas de uma a duas novas lições. “Nossa expectativa é de que ao finalizar o curso, o estudante tenha acesso a conhecimentos sobre língua portuguesa na variedade brasileira, bem como os aspectos culturais locais, que poderão contribuir para seu desempenho acadêmico e profissional”.

Para participar das aulas, o candidato deve ter, no mínimo, domínio intermediário da língua espanhola (B1), de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). A seleção dos alunos terá como base a ordem de inscrição, respeitando o número de vagas e a seguinte ordem de prioridade: egresso do Módulo 1 (Nível A1 do Ifac), servidor ou estudante de instituições parceiras e comunidade em geral.

Para este edital, são consideradas instituições parceiras do Ifac: Northern Virginia Community College (NOVA); Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB); Universidad de Valladolid (UVA); Universidad Amazónica de Pando (UAP); Instituto de Educación Superior Tecnológico Jorge Basadre Grohman (ISTP); Internacional Language School of Canadá Education Group (ILSC); Instituto Politécnico de Porto; e Instituto Politécnico de Bragança.

De acordo com cronograma, a lista de selecionados será publicada no dia 22 de agosto. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 23 de agosto.

Os candidatos selecionados estarão automaticamente matriculados e receberão instruções por e-mail de como acessar as aulas do curso. As aulas terão início no dia 25 de agosto.