Notícias

Campus Rio Branco

Docentes do Ifac publicam artigo sobre jogos em revista internacional

publicado: 12/08/2022 13h32, última modificação: 12/08/2022 13h32
Artigo foi divulgado traz discussões de como os jogos se desenvolveram na sociedade e chegaram até as salas de aula como ferramenta pedagógica
imagens_materias_capa - 2022-08-12T113242.179.png

Os docentes do Instituto Federal do Acre (Ifac), Gabriel Assumpção Firmo Dantas e José Marlo de Araújo Azevedo, publicaram novo artigo na revista internacional Journal of Modern Education Review, com o título “Games: A Journey Through History to the Classroom” (Jogos: Uma Jornada Através da História até a Sala de Aula). O periódico é americano e tem sede em Nova Iorque (EUA).

Conforme explica o professor Gabriel Dantas, durante seus estudos no programa de mestrado ProfEPT/Ifac, foi possível trabalhar e estudar um pouco mais sobre como os jogos se desenvolveram e chegaram até a sala de aula como uma ferramenta de apoio pedagógico.

“Para essa escrita, fizemos também uma parceria com a pesquisadora Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, que assinou o artigo junto conosco. O texto conta um pouco dessa história dos jogos, e a sua chegada na sala de aula. A publicação traz ainda informações sobre a conexão entre os jogos e a educação, explicando como eram tais práticas eram utilizadas. Durante os estudos, descobriu-se que os jogos são tão antigos quanto a civilização, podendo ser até mais antigos. Outro ponto revelado no artigo, é que os jogos já eram utilizados na educação desde antigamente, pois era, e ainda é, uma forma lúdica de se transmitir os conhecimentos”.

Acesse aqui e leia o artigo na íntegra

Ainda de acordo com o professor Gabriel Dantas, a ludicidade presente nos jogos também revela a sua potencialidade de uso em sala de aula, tendo em vista que, durante as pesquisas, foi possível perceber que o homem é um ser lúdico.

“Chamamos atenção para explicar a diferença entre um jogo sério e uma gamificação, com sutis diferenças, nos quais podemos utilizá-las ao nosso favor na educação. Combinamos os jogos com a necessidade pedagógica, para que este instrumento possa se adequar ao processo educacional de forma mais eficiente. E, por fim, trouxemos alguns exemplos de aplicação na educação profissional e tecnológica”, afirmou Gabriel Dantas.

Ao final, o docente do campus Rio Branco destacou a experiência de escrita com o professor José Marlo e a pesquisadora Hellen Azêvedo “Foi uma experiência gratificante poder ter feito essa pesquisa, o qual foi uma das bases da dissertação final, e ainda contar com parceiros (autores) excepcionais, que, juntos alcançamos uma publicação que com certeza terá um foco mundial, inclusive evidenciando o Ifac a nível internacional e podendo levar nossa pesquisa, aqui no estado para que outros pesquisadores possam continuar”.