Ifac realiza aula inaugural do curso de Química em Epitaciolândia

publicado: 16/08/2022 16h20, última modificação: 16/08/2022 16h20
Oferta do curso no município é resultado de Cooperação Técnica celebrada entre o Instituto Federal do Acre, Prefeitura de Epitaciolândia e a Secretaria de Estado de Educação
Aula inaugural_Quimica_nova.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, na sexta-feira (12/08), a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Química no município de Epitaciolândia, na Escola Belo Porvir, com a participação do Reitor Substituto, prof. Fábio Storch, gestores, técnicos e professores do Campus Xapuri, o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, a Secretária Municipal e o gestor da Escola Belo Porvir.

A oferta deste curso de licenciatura se consolidou através da Cooperação Técnica celebrada entre o Ifac, Prefeitura de Epitaciolândia e a SEE, que vinha sendo articulado desde novembro de 2021, e assinado em março de 2022, com a presença da Reitora Rosana Cavalcante dos Santos naquele município.

A aula teve como tema “A importância do conhecimento na sociedade pós-moderna” ministrada pelo convidado prof. Dr. Jelson Roberto de Oliveira, e antes da palestra, o prof. Fábio Storch de Oliveira ressaltou os esforços da Reitora Rosana Cavalcante em reconhecer a importância da parceria do Instituto Federal do Acre com a Prefeitura de Epitaciolândia e com a Secretaria de Educação do Estado para a implantação do curso e fez um agradecimento especial aos novos graduandos em licenciatura em Química.

O Reitor Substituto estava acompanhado pela Diretora de Graduação e Pró-Reitora de Ensino em exercício, profa. Carmem Paola Alvarez, e do assessor Especial da Reitoria, Jefferson Amim.

Aula inaugural_Quimica (3).JPG Aula inaugural_Quimica (2).JPG

O Curso de Química

O curso de Licenciatura em Química integra o portfólio de oferta dos cursos de graduação do Ifac, sendo a oferta regular realizada pelo Campus Xapuri, com 40 vagas anuais. Os egressos são preparados para a docência na Educação Básica, tendo aulas com professores altamente capacitados e dispondo da infraestrutura para a realização de aulas práticas em laboratório e também realizam estágio curricular junto a escolas parceiras do Estado e Prefeitura.

A oferta do curso fora do campus constitui um grande desafio para a instituição pois, os cursos de graduação são regularmente avaliados e necessitam garantir o atendimento dos critérios exigidos pelo MEC para a qualidade da formação. Assim, a turma especial do Curso de Licenciatura em Química no município de Epitaciolândia representa, portanto, uma nova etapa no trabalho do IFAC, com a expansão da oferta de cursos de graduação nos municípios onde o Ifac não possui campus.

A ação é uma iniciativa do IFAC em parceria com a Prefeitura do município, a fim de oportunizar aos estudantes daquela localidade o acesso à formação superior pública e gratuita e, atualmente, outros projetos para turmas especiais estão em andamento, a exemplo da turma especial do Curso de Tecnologia em Agroecologia, a ser realizada em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa do Purus.

A seleção dos estudantes foi realizada por meio de processo seletivo conduzido pela Pró-Reitoria de Ensino, via Edital, contemplando os mesmos critérios de seleção para a oferta regular.