proinp

Lançado edital para ingresso no mestrado PROFNIT/2023

publicado: 16/08/2022 12h02, última modificação: 16/08/2022 12h31
Instituto Federal do Acre terá 08 vagas disponíveis e inscrições começam dia 15 de setembro de 2022
Novo_Profinit.png

A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) divulgou nesta segunda-feira (15), edital com informações para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA 2023) para ingressantes no PROFNIT no ano letivo de 2023.

Acesse aqui o edital

De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página do PROFNIT Nacional, na internet, no período de 15 a 22 de setembro de 2022.

Acesse aqui a página do Profnit

O Instituto Federal do Acre (Ifac) é um dos 36 pontos focais contemplados no edital e ofertará 08 vagas, sendo 02 (vagas) sem reserva; 01 (vaga) para pessoa negra ou parda; 01 (vaga) para indígena; 01 (vaga) para pessoa com deficiência; 03 (vagas) para servidores. Informações adicionais sobre o mestrado podem ser obtidas através do e-mail do programa: .

Podem concorrer às vagas graduados em instituições reconhecidas pelo MEC e também candidatos que estejam concluindo seus cursos até o fim do processo seletivo.

A seleção será feita por meio do exame nacional de acesso, dividido em duas etapas: uma prova nacional, de caráter eliminatório e classificatório, marcada para o dia 22/10/2022; e a análise curricular dos aprovados na primeira etapa, a ser realizada no período de 21 a 27/11/2022, conforme o cronograma do edital.

O PROFNIT é um curso com duração de 24 meses, gratuito e presencial. Para obter mais informações sobre os procedimentos de inscrição, cronograma, critérios de seleção e conteúdo programático, acesse o edital de seleção.

O que é o PROFNIT

O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

É um programa presencial do FORTEC em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica em um dos pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), e sendo cofinanciado pelo governo brasileiro e por outras organizações.

Trata-se de uma contribuição social da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, em associação com Instituições de Ensino Superior, à formação de recursos humanos a nível de mestrado para atuar na áreas de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, tais como Núcleos de Inovação Tecnológicas, Centros de Inovação Tecnológica, Agências de Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, entre outros ambientes de inovação.

O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua 159ª reunião, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015 (Portaria de Ato Normativo de Reconhecimento Nº 0559, data da Publicação: 01/07/2016, Parecer CNE 561/2015).

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents