Internacionalização

Alunas do Ifac falam sobre experiência no programa internacional Lapassion em Rede

publicado: 06/12/2022 13h18, última modificação: 06/12/2022 13h18
Durante 10 semanas, as estudantes participaram de atividades envolvendo inovação e empreendedorismo, com discentes de 24 estados brasileiros e Portugal
imagens_materias_capa - 2022-12-06T111618.259.png

Mais uma experiência internacional para estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac). Dessa vez, as alunas Marcella Dalillah Pereira da Silva e Sâmia Rubi de Lima Tananta, ambas do campus Rio Branco, participaram do programa internacional Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol.

As atividades, que tiveram início em setembro no campus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG), encerraram em novembro com a participação dos alunos e alunas de 24 estados brasileiros e de Portugal. A solenidade aconteceu no dia 25 de novembro.

imagens_materias_capa - 2022-12-06T111502.051.png

Em Rio Branco, Marcella da Silva e Sâmia Tananta se reuniram com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e o diretor sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes. O encontro aconteceu na última semana e, na oportunidade, as estudantes falaram um pouco sobre a experiência.

Veja abaixo o depoimento das alunas sobre a participação no Lapassion em Rede:

Marcella da Silva (Bacharelado em Administração – campus Rio Branco): “O Lapassion em Rede com Metodologia Brampssol me trouxe uma diversidade de conhecimentos que as aulas teóricas não poderiam oferecer. Lá tivemos contato com diversas pessoas de diferentes estados e até país, além de ter contato direto com a empresa que propôs a problemática. As atividades realizadas aconteceram durante 10 semanas de muitos aprendizados, com ações e cronograma gerais e individuais (cada equipe). Esse aprendizado contribuiu muito para o desenvolvimento das softs skills e design thinking. Essas semanas chegaram ao fim, mas o projeto não, e é com muita alegria que comunico que já estamos trabalhando para replicar no Ifac”.

imagens_materias_capa - 2022-12-06T111512.091.png

Sâmia Tananta (Licenciatura em Matemática – campus Rio Branco): “Foram 10 semanas muito intensas, onde tive contato com pessoas do Brasil inteiro e também de Portugal. Essa troca de culturas e costumes agregou positivamente na minha formação como pessoa e como futura profissional. Foram mais de 50 alunos divididos em equipes, com um (a) tutor(a). A minha equipe foi a “Equipe Click” e tivemos como desafio: Como promover a qualificação profissional para indústria 4.0, proposta pela Canpack (uma empresa de fabricação de latinhas metálicas). No decorrer das semanas aprendi desde como funcionam as impressões 3D, empreendedorismo e até como fazer um bom pitch. Sobretudo, aprendi a trabalhar em equipe. A base do projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol é a empatia enfatizando as soft skills. Digo com muita certeza que participar de um projeto de tamanha dimensão, mudou minha visão sobre a vida e espero poder replicar isso na minha instituição.

imagens_materias_capa - 2022-12-06T111453.481.png

Lapassion em Rede

O Lapassion em Rede está planejado para ser realizado em quatro anos, com o objetivo de expandir para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. O Programa se baseia na metodologia Brampssol, que foi criada por estudantes e docentes do campus Itumbiara (IFG) em 2021.

Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, além do IF Maker e de um projeto P&D, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas no desenvolvimento de suas soft-skills.

De aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.

O programa plurianual do Lapassion em Rede – Metodologia Brampssol, teve sua primeira etapa no campus Itumbiara. Ao longo de 10 semanas, estudantes de todo o Brasil e de Portugal, propuseram soluções inovadoras para desafios reais, contando com a parceria de grandes empresas e instituições. Essa etapa contou com a participação de 32 Institutos da Rede Federal, incluindo o Ifac, e dois Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 campus, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 11 times.