PROINP

Conselho Superior aprova Política de Inovação do Ifac

publicado: 09/12/2022 22h12, última modificação: 09/12/2022 22h12
Documento orienta como os pesquisadores do Instituto Federal do Acre (Ifac) poderão fazer prestação de serviço para o Estado, estimulando o empreendedorismo e inovação
Política de Inovação.jpeg

O Conselho Superior (Consu) aprovou, durante reunião realizada no dia 25 de novembro de 2022, a Política de Inovação do Instituto Federal do Acre (IFAC) através da Resolução Consu/Ifac nº 99, de 01 de dezembro de 2022 e publicada no Boletim de Serviço Eletrônico da instituição na mesma data.

Acesse aqui a Resolução que aprovou a Politica de Inovação do Ifac

A política aprovada teve como norteador o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, compreendido pela Emenda Constitucional nº 85, pela Lei nº 13.243/2016 e pelo Decreto nº 9.283/2018, além de um arcabouço legal que exigem que cada instituição elabore sua Política de Inovação.

A resolução regulamenta e dá diretrizes a iniciativas como a promoção de atividades de PD&I em cooperação com instituições parceiras, principalmente as demandantes, para gerar produtos, processos e soluções tecnológicas inovadoras. Além disso, a política visa contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade dos setores econômicos acreanos, por meio da inserção de tecnologias inovadoras em seus produtos, serviços e processos, agregando valor à suas operações.

Com isso, a política aprovada contribui para a geração de riqueza no país e do bem-estar da população, contando para isso com o trabalho de apoio de grupos de pesquisa consolidados, de equipes profissionais formadas para essa abordagem de extensão tecnológica e de infraestruturas institucionais. Outra proposta da política é contribuir para o desenvolvimento da inovação no Acre a partir do intercâmbio entre organizações demandantes de tecnologias, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incubadoras, laboratórios makers, parques tecnológicos, centros de excelência, polos tecnológicos e demais ambientes de inovação.

A política aprovada visa, ainda estimular a execução de ações voltadas a melhorar a formação da população para atividades inovadoras e estimular o espírito inovador nos estudantes em todos os níveis, além de apoiar a infraestrutura e as tecnologias de base para estimular a inovação na economia e na sociedade. Alavancar a cultura empreendedora e inovadora no ambiente acadêmico.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jefferson Viana Alves Diniz, destaca que a aprovação da Política de Inovação é a chave para o desenvolvimento sustentável no Acre e no Brasil: “O objetivo da Política de Inovação é trazer a sinergia necessária dentro do Ifac para que este ofereça as ferramentas necessárias para estimular ideias e projetos inovadores em toda a sociedade”.

A diretora do Núcleo de inovação Tecnológica (NIT) do Ifac, Herika Fernanda Dantas Montilha, enfatizou a importância deste momento como um novo marco institucional. “Esta política vai abrir as portas para que nossa instituição alcance melhores patamares científicos e tecnológicos, por meio do estímulo ao empreendedorismo e inovação. Estamos plantando hoje para colher daqui a 5, 10 anos”.

A elaboração da Política de Inovação do Ifac, contou com a contribuição da comunidade em geral através de uma consulta pública, visando promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão.

Leia sobre a consulta no link abaixo:

Ifac recebe contribuições para a Política de Inovação