Campus Baixada do Sol

Estudantes do Campus Baixada conhecem sistema de produção de hortaliças

publicado: 01/12/2022 19h34, última modificação: 01/12/2022 19h34
Turmas dos cursos técnicos em Agroecologia e Agropecuária do Ifac participaram de visita técnica na empresa Hidropônicos Artemis
hidroponia_baixada (1).JPG

Estudantes dos cursos de Agropecuária e Agroecologia do Ifac Campus Baixada do Sol realizaram uma visita técnica à Hidropônicos Artemis, no dia 12 de novembro. O objetivo da visita foi apresentar para as turmas dos 1º e 2º período dos cursos os processos que envolvem um sistema de cultivo de hortaliças utilizando a técnica da hidroponia.

Na hidroponia as raízes das hortaliças crescem diretamente em uma solução nutritiva, sem nenhum tipo de substrato ou terra. Uma das maiores dificuldades no sistema hidropônico é a sustentação das hortaliças que crescem em meio líquido, principalmente aquelas de porte mais alto como o tomateiro e o melão. Pra amenizar esses problemas os produtores acreanos apostam em espécies mais baixas como Alface (lactuca sativa)  e Jambú (Acmella oleracea), conforme explicou o professor Charle Crisóstomo, responsável pela disciplina de Olericultura.

hidroponia_baixada (2).jpeg

“Foi e sempre será uma honra para nós receber estudantes interessados em aprender. Acreditamos que o conhecimento é dádiva de Deus e por isso precisa ser disseminado sem restrição. Voltem sempre que precisar. Nossa empresa está se organizando para em breve ser referência na oferta de produtos hidropônico para toda Rio Branco. Teremos o maior prazer em ter o Ifac como nosso parceiro”, garantiu o proprietário da empresa, Sr. Artemis.

Os estudantes avaliaram que a atividade foi importante para o aprendizado da disciplina. “A visita técnica foi bastante proveitosa, nós vimos na prática as técnicas de plantio de hortaliças que estudamos dentro de sala”, afirmou Antônio Gerson, do 1º período de Agropecuária.

“Foi muito interessante! Vimos na prática diferentes formas de plantio e manejo das hortaliças, e em especial as alfaces. O que nos proporcionou muito conhecimento e técnicas novas que poderemos usar futuramente em nossa área técnica ou até mesmo em casa”, compartilhou a discente de agropecuária, Uiliane Paula.

hidroponia_baixada (3).jpeg

Segundo o professor Charle Crisóstomo, “as atividades extraclasses são de fundamental importância na formação dos nossos estudantes. Excepcionalmente pela complexidade que envolve alguns conteúdos, a partir do momento que o estudante passa a vivenciá-los e praticar, é notório que o aprendizado se torna muito mais eficiente”.

Por fim, o docente agradeceu a parceria com o proprietário da Hidropônicos Artemis. “No caso da visita em questão queremos agradecer em especial ao nosso colaborador, o senhor Artemis que além de receber a equipe do Ifac, teve a paciência de nos apresentar, na prática, todo processo e funcionamento que envolve a produção de alface num sistema hidropônico”.

Com informações e fotos do Campus Rio Branco Baixada do Sol