Ifac lança repositório institucional em reunião do Colégio de Dirigentes

publicado: 08/12/2022 11h58, última modificação: 08/12/2022 20h04
O site já está disponível para consulta da comunidade; a expectativa é de que os artigos científicos sejam as próximas publicações a serem disponibilizadas
Repositório.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) tem, agora, um repositório institucional. O ambiente digital foi apresentado nesta quarta-feira (07.12), durante reunião do Colégio de Dirigentes, e já está disponível para comunidade.

Acesse aqui o Repositório Institucional do Ifac

Um repositório institucional é um espaço digital dedicado ao armazenamento, divulgação, acesso e preservação da produção técnica e/ou científica de um local. Ou seja, nesse ambiente são disponibilizados documentos desenvolvidos pelos membros que integram essa instituição.

No caso do Ifac, as produções que serão disponibilizadas na página online são de autoria de servidores (docentes e técnicos administrativos) e estudantes. Em relação aos documentos que serão inseridos no repositório institucional, estão: artigos publicados em periódicos científicos, teses e dissertações, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos científicos, trabalhos de conclusão de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, relatórios técnicos, recursos educacionais, produtos resultantes de teses e dissertações, e anais de eventos institucionais consolidados.

imagens_materias_capa - 2022-12-07T091137.222.png

“O repositório institucional é um grande ganho para o Ifac, uma vez que teremos em um só local todas as pesquisas, trabalhos científicos e produções técnicas desenvolvidas na instituição. É um universo de informações disponíveis para toda comunidade que deseja saber e consultar o que o Instituto tem desenvolvido”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme explica a coordenadora geral de Biblioteca, Vivianny de Melo Guarena, para que o repositório institucional fosse elaborado foram realizadas reuniões e desenvolvidas ações desde o ano de 2019.

“O projeto do repositório foi iniciado em 2019, durante uma reunião da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Em 2020 realizamos um estudo a respeito de repositórios institucionais, no qual contamos com apoio dos Institutos Federais do Amazonas e da Paraíba. Ambas as instituições nos auxiliaram no processo de conhecer e entender a constituição de um repositório institucional”, explicou a coordenadora

Para elaboração da plataforma do repositório institucional, o Ifac contou com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Além disso, a Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação também atuou na elaboração e implementação da plataforma digital.

WhatsApp Image 2022-12-08 at 08.39.57.jpeg

Acesse o site do Ifac e clique no item "Repositório Institucional" para acessar a plataforma

“Em 2021, nos debruçamos na construção da Política de Informação Técnica e Científica, que é o documento que rege o repositório institucional. Hoje, além de termos nossa política já finalizada e publicada, (Resolução nº 26/2021), também temos o nosso repositório com publicações disponíveis para a comunidade”, destacou Vivianny Guarena.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio, com o repositório institucional já implantado no Ifac teremos bons impactos nas avaliações de cursos, como nas graduações e mestrados, já que a plataforma reunirá as produções institucionais. “Estamos entregando essa ferramenta com muita alegria, pois entendemos que se trata de algo que contribui para a visibilidade do trabalho do Ifac e, consequentemente, dos servidores e estudantes”.

Em relação à disponibilização dos documentos no repositório institucional, Vivianny Guarena explica que, até o momento, a plataforma já conta com dissertações e produtos educacionais, além das publicações da Editora Ifac. “Estamos trabalhando para que, em breve, artigos científicos produzidos por servidores e estudantes do Ifac sejam disponibilizados para a comunidade”.