Qualifica Mais Progredir certifica novos microempreendedores

publicado: 08/12/2022 20h02, última modificação: 08/12/2022 20h05
Em evento realizado no Campus Rio Branco, Coordenação Adjunta do Programa Qualifica Mais Progredir certifica mais 42 microempreendedores individuais
Certificação MEI (1).jpeg

A Coordenação Adjunta de Rio Branco certificou 42 alunos no curso de Microempreendedor Individual (MEI), do 3º módulo, vinculado ao Programa Qualifica Mais Progredir. O evento foi realizado no dia 31 de outubro de 2022, no auditório do Campus Rio Branco e teve a participação do Pró-Reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, representando a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos; do Diretor Geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza; do Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; do Coordenador Geral do Programa, Mário Sérgio Pedroza Lobão; e da Coordenadora Adjunta de Rio Branco, Suellen Cristina Enes Valentim da Silva.

Certificação MEI (5).jpeg Certificação MEI (2).jpeg

O Curso MEI tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar os participantes para planejar, abrir e gerenciar microempresas individuais e fomentar o empreendedorismo. Os alunos foram selecionados através de edital específico, com auxílio dos Centros de Referência da Assistência Estudantil (CRASs) atendendo aos pré-requisitos de ter concluído o Ensino Fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser beneficiários do Auxílio Brasil e/ou Cadastrados no CadÚnico.

Esta é a 3ª certificação realizada pelo Programa Qualifica Mais Progredir, no município de Rio Branco e, atualmente, está em curso o último módulo de turmas, com aulas nos campi da Baixada do Sol, pelo período matutino, e em Rio Branco no período noturno.

Certificação MEI (4).jpeg Certificação MEI (3).jpeg

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, o Programa Qualifica Mais Progredir faz parte dos esforços da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) que iniciaram ainda em 2020, período de pandemia da Covid-19. “Mesmo em trabalho remoto, articulamos e capitaneamos diversos recursos para o fomento de programas que pudessem ser desenvolvidos junto a sociedade tão logo as atividades presenciais fossem retomadas. A partir desses esforços foram ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em Micro Empreender Individual (MEI), sendo 500 vagas em Rio Branco e 500 vagas em Cruzeiro do Sul. Agradecemos a confiança da nossa Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, e aos nossos parceiros, como a Prefeitura Municipal de Rio Branco, na pessoa do prefeito Tião Bocalom".

A Coordenadora Adjunta de Rio Branco, Suellen Valentim, disse que a cada certificação fica claro o potencial de transformação deste curso para a sociedade de Rio Branco. "As experiências compartilhas aqui, hoje, através dos relatos dos oradores das turmas proporciona a certeza de que estamos ofertando uma educação de qualidade e gratuita ao participantes que, em grande parte, estavam sem estudar e sem orientações sobre como formalizar seus negócios e ter uma renda extra”.