Internacionalização

Ifac abre inscrições para intercâmbio virtual

publicado: 21/02/2022 12h13, última modificação: 21/02/2022 16h35
Serão selecionados 10 estudantes de cursos técnicos e superiores para participar do Curso de Habilidades para Sucesso Universitário, da Faculdade Comunitária do Norte da Virgínia (EUA)
Cópia de Arint (650 px × 460 px).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), está com inscrições abertas para estudantes de cursos técnicos e superiores que desejam participar de intercâmbio virtual. Os selecionados participarão do curso Student Development - College Success Skills (Curso de Habilidades para Sucesso Universitário), realizado pela Faculdade Comunitária do Norte da Virgínia (Northen Virginia Community College - Nova), dos Estados Unidos. Os interessados devem se inscrever até o dia 04 de março.

Se inscreva aqui

Conforme edital, podem participar da seletiva somente estudantes do 2º, 3º, 4º ano do Ensino Médio, de qualquer curso técnico integrado, ou do 1º e 2º período dos cursos superiores do Ifac. Os alunos devem comprovar proficiência na língua inglesa de nível B1, por meio de teste que será realizado pela Assessoria de Relações Internacionais de forma remota.

O curso Student Development College Success Skills será ministrado em inglês. A formação fornece aos participantes ferramentas acadêmicas para o sucesso e ensina as habilidades de autogerenciamento e autorresponsabilidade relacionadas a ser um aluno bem sucedido. Além disso, o curso ensina como fazer escolhas responsáveis sobre objetivos acadêmicos, pessoais e profissionais.

Inscrições

De acordo com edital, as inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas em inglês, exclusivamente, pelo formulário digital, sendo obrigatório para sua validação. Além do preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem anexar os documentos solicitados, além de um vídeo de apresentação também em inglês.

Proficiência

A prova de proficiência será realizada de maneira on-line, contendo 70 questões de listening, reading e structure, com valor 1 ponto cada. Somente os candidatos que obtiverem resultado superior a 50 pontos no total da prova serão classificados. A lista de inscritos convocados para a fase de proficiência será publicada no dia 10 de março. Já a prova acontecerá no dia 16 de março e será aplicada pelo Centro de Estudos de Idiomas, representado por um dos seus docentes com habilitação em língua inglesa, com teste elaborado pela Universidade de Cambridge.

Cronograma

As inscrições on-line encerram no dia 04 de março. A lista de inscritos será publicada no dia 07 de março. Os interessados em interpor recurso contra essa etapa deverão apresentar documentação entre os dias 08 e 09 de março. A convocação para o teste de proficiência será divulgada no dia 10 de março e a prova será aplicada no dia 16 de março, às 15h. Na mesma data, será publicado o resultado preliminar. O resultado final será divulgado no dia 21 de março.

O curso terá início no dia 29 de março, pela plataforma Zoom. As aulas acontecerão até 05 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, das 16h às 16h55.