Campus Rio Branco

Docente do Ifac lança livro sobre metodologias ativas para EPT

publicado: 18/01/2022 11h57, última modificação: 25/01/2022 23h13
O evento acontece no dia 03 de fevereiro e será transmitido ao vivo pelo YouTube
imagens_materias_interna (5).png

O professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Cleilton Sampaio de Farias, convida toda comunidade para participar do lançamento do livro “Metodologias ativas para a Educação Profissional e Tecnológica: algumas proposições”.

O evento, que acontecerá no dia 03 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 19h, será realizado em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube, pelo canal SimaEPT Simpósio.

Clique aqui para participar da transmissão ao vivo

A obra, que está dividida em cinco capítulos, conta com a colaboração dos docentes Ricardo Pereira, Pedro Plese e Josiane Cestaro, da técnica administrativa Alessandra de Angeli e da discente Ana Cristina Cunha, que abordaram os resultados de um projeto de pesquisa aprovado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. (Proinp).

imagens_materias_interna (5).png

Cleilton Sampaio é doutor em Ensino de Biociências e Saúde, pelo Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências, do Instituto Oswaldo Cruz, como também conta com doutorado sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa.

Veja abaixo as temáticas abordadas em cada capítulo do livro “Metodologias ativas para a Educação Profissional e Tecnológica: algumas proposições”:

- Capítulo I: O que são metodologias ativas, seus tipos e experiências na educação profissional e tecnológica;

- Capítulo II: A aprendizagem baseada em problemas “evolutiva” para um ambiente virtual de aprendizagem;

- Capítulo III: Como validar uma sequência didática elaborada com base na aprendizagem baseada em problemas em tempos de pandemia?

- Capítulo IV: Ensino de arte baseado em estudo de caso: caminhos possíveis;

- Capítulo V: Estudos de casos sobre a pandemia da Covid – 19 como tema integrador para a disciplina de Geografia I, do Ensino Médio Integrado ao Técnico.