Nota em defesa da saúde nas instituições de ensino superior

publicado: 04/01/2022 12h24, última modificação: 04/01/2022 12h24
Documento tem apoio do Conif e demais associações e órgãos de pesquisa, ciência e educação
89df7951-e77b-4746-ad08-61cda68ac1c5.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), como instituição integrante da Rede Federal, vem a público destacar apoio à Nota em Defesa da Saúde nas Instituições de Ensino Superior. O documento, que é assinado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e demais associações e órgãos de pesquisa, ciência e educação, reforça a autonomia das instituições de educação, no que se refere à proteção da população em relação à Covid-19, tomando sempre que necessário as medidas recomendadas pelos cientistas.

Veja abaixo a nota na íntegra:

NOTA EM DEFESA DA SAÚDE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

As associações signatárias reafirmam a autonomia das instituições de ensino superior, especialmente as federais, para protegerem as respectivas comunidades da pandemia que já custou mais de 600 mil vidas ao Brasil, assim tomando – sempre que a seu ver for necessário – as medidas recomendadas pelos cientistas, a saber: distanciamento físico, porte de máscara, higienização constante das pessoas e dos espaços e, finalmente, a exigência de comprovante de vacinação completa.

A Constituição garante às universidades autonomia e, perante a ameaça que volta a recrudescer, com a nova variante da covid se espalhando rapidamente pelo mundo, esta autonomia necessariamente inclui o direito de adotar os cuidados exigidos pela preservação do bem maior que é a vida.

Portanto, consideramos que o despacho do Sr. Ministro da Educação, nesta data, além de desrespeitar a autonomia constitucional das instituições de ensino superior, está errado no mérito, por impossibilitar – verbo que emprega o ato ministerial – a adoção de medidas indispensáveis para garantir o direito, também constitucional, à vida.

Academia Brasileira de Ciências - ABC
Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco
Associação Brasileira das Universidades Comunitárias - Abruc
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Andes