Campus Rio Branco

Campus Rio Branco tem duas equipes na final da Olimpíada de História do Brasil

publicado: 11/07/2022 18h53, última modificação: 11/07/2022 18h57
Competição nacional contou com fases on-line nos meses de maio e junho; Etapa final será realizada presencialmente, em Campinas - SP
14onhb_riobranco.jpg

Os alunos do Instituto Federal do Acre seguem apresentando resultados positivos nas olimpíadas do conhecimento. O Campus Rio Branco estará na grande final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com duas equipes, a Filibusters e a Tríplice Federacre. Formadas por estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio, as equipes vão viajar para a cidade de Campinas para disputar na fase final da competição que será nos dias 20 e 21 de agosto.

A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que promove uma competição voltada para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. Eles formam equipes com um professor de História como orientador.

A 14ª edição da olimpíada contou com mais de 73 mil participantes de todos os estados do país. De maio a junho foram realizadas as fases eliminatórias, on-line, e em agosto será a fase final presencial, em Campinas - SP.

14onhb_filibusters.jpg

Equipe Filibusters, que se destacou nas fases on-line, é formada por alunos de Redes de Computadores

No Acre, 11 equipes participaram da competição, sendo oito apenas do Campus Rio Branco. A preparação dos alunos ocorreu por meio de um projeto de ensino com a participação dos professores de História que se reuniam, semanalmente, para a orientação dos discentes.

O esforço valeu a pena e duas equipes conseguiram chegar na final da olimpíada: a equipe Filibusters foi considerada a melhor do Acre nas fases on-line e, de acordo com o regulamento da competição, terá as passagens aéreas disponibilizadas pela ONHB. A equipe é formada pelos estudantes do curso de Redes de Computadores, Abraão Bomfim Ramos de Lima, Aline Vitória Sobralino dos Santos e Brendha Geovana Alves da Silva.

A equipe Tríplice Federacre também vai disputar na fase final da olimpíada sendo representada pelas discentes do curso de Informática Para Internet, Andressa Gabryelle  Soares Leal, Ana Laura da Costa Dantas e Nayane Silva de Santana.

14onhb_triplice_federacre.jpg

Equipe Tríplice Federacre estreia na competição e é composta por alunas de Informática Para Internet

O Ifac, por intermédio da Diretoria de Assistência Estudantil (Dsaes) irá disponibilizar ajuda de custo para os discentes que participarão da final e as passagens aéreas da equipe Tríplice Federacre.

Novos aprendizados e experiências

“Participar da ONHB é uma forma de incentivar o Ensino de História do Brasil entre os discentes do nosso campus”, afirma a orientadora das equipes, professora Flávia Silva. Ela lembra que, “Desde 2019, quando participamos pela primeira vez a Olimpíada se tornou parte do nosso calendário letivo, e é esperada com grande entusiasmo tanto pelos alunos/as quanto professores/as que participam do projeto. O envolvimento das equipes durante as fases on-line, pesquisando, debatendo sobre temas específicos da História brasileira, possibilita uma reflexão mais aprofundada sobre a nossa sociedade.”

Para a estudante Aline Vitória, da equipe Filibusters, participar da competição tem sido uma experiência fascinante. “A ONHB proporciona aos participantes momentos de pesquisa, leitura e debate a respeito da história do Brasil. Participar do projeto foi uma experiência fascinante. Toda a equipe está grata pelo apoio recebido ao longo do processo e orgulhosa pela conquista da vaga na fase final”, comemora.

Da Tríplice Federacre, a aluna Nayane Silva de Santana também comemorou o desempenho de sua equipe nas fases on-line. “Participar da ONHB tem sido uma experiência nova e incrível. A cada fase da olimpíada fomos surpreendidas por novos desafios que, além de nos agregar conhecimentos, nos uniu ainda mais em nossas relações interpessoais como equipe. Durante esse período, conhecemos ainda mais do nosso país, a história rica em diversidade e cultura que nos levava em cada questão a refletir sobre a sociedade do passado e a sociedade atual”, completa.

14onhb_riobranco_preparativo.jpg

Estudantes se reúnem com a professora orientadora durante a preparação para a olimpíada

A equipe de Nayane participa pela primeira vez da olimpíada de história. “Por ser nossa primeira vez, estamos ansiosas e com muitas expectativas. Esperamos representar bem o nosso estado, assim como a outra equipe finalista e as outras que participaram ao longo desse período. A história vai além das palavras que conhecemos, ela nos leva a refletir, a imaginar, a buscar novos ideais e um futuro melhor para as próximas gerações, ela faz parte do que somos.”

Com informações e fotos do Campus Rio Branco