Estudantes do ensino médio do Ifac podem realizar intercâmbio no Japão

publicado: 21/07/2022 17h05, última modificação: 21/07/2022 17h15
Durante a mobilidade com duração de sete dias, alunos vão conhecer centros de pesquisa e universidades e participarão de atividades junto a estudantes japoneses e de outros países
redefederal_japao

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, no dia 13 de julho, a Chamada Pública para seleção de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil), um programa de intercâmbio de sete dias no Japão. A forma e as condições de participação estão estabelecidas no Edital Conif/AI 14/2022 (clique aqui para acessar o edital).

A seleção é destinada aos estudantes de ensino médio da Rede Federal e que tenham idade mínima de 16 anos, no momento da inscrição. Dessa forma, alunos do Instituto Federal do Acre nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de todos os campi estão aptos a se candidatar às vagas.

O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022 e os estudantes selecionados serão acompanhados por servidores da Rede Federal que serão selecionados em processo específico.

Durante o intercâmbio, os alunos realizarão visitas a centros de pesquisa e universidades do Japão, participarão de seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países.

O Ifac já levou um estudante para o Japão. Em novembro de 2019, o estudante do Campus Rio Branco Normando Dutra participou do programa Sakura Science High School onde realizou diversas atividades. (Confira o relato do estudante sobre a experiência clicando aqui)

Inscrições

Os alunos interessados em se candidatar no edital devem submeter a inscrição por meio do formulário eletrônico devidamente preenchido, até 23h59, horário de Brasília, do dia 31 de julho.

Para a obtenção da carta de anuência, o estudante deverá solicitar o documento no próprio campus, à Coordenação de Curso no Ifac, e encaminhar toda a documentação solicitada no item 5.1 do edital.

Além disso, o aluno pode pedir apoio para realizar a inscrição no intercâmbio aos núcleos do Centro de Estudo de Idiomas nos campi.

O Conif vai selecionados até três estudantes com matrícula ativa em cursos técnicos integrados, sendo apenas um estudante por instituição.

A Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST) providenciará para os estudantes da Rede Federal: os bilhetes aéreos internacionais (a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos); Acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão para o período de duração do intercâmbio; seguro-viagem e visto japonês.

Ainda conforme o edital do Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação arcará para os estudantes selecionados: os bilhetes aéreos para os trechos nacionais, da cidade de origem até o Aeroporto de Guarulhos e vice-versa e os custos de emissão do passaporte.

Via Assessoria de Comunicação do Conif