Campus Avançado Baixada do Sol

Estudantes do programa Qualifica Mais Progredir visitam Casa Museu

publicado: 29/07/2022 11h38, última modificação: 29/07/2022 11h43
A atividade prática foi desenvolvida com discentes do campus Avançado Baixado do Sol
imagens_materias_capa (81).png

Estudantes do curso de Microempreendedor Individual, do campus Avançado Baixada do Sol, desenvolveram mais uma atividade. Dessa vez, a turma deixou a sala de aula para conhecer a Casa Museu Acre. O espaço, que fica localizado no bairro Chácara Ipê, na cidade de Rio Branco, foi idealizado pelo desembargador aposentado Arquilau de Castro Melo e conta com acervo material e histórico sobre o Acre.

De acordo com o professor Patrick Leon, a atividade prática teve como objetivo imergir os discentes em um universo que, mesmo sendo regional, passa despercebido e desconhecido por muitos. Ainda de acordo com o docente, a visita teve a função de despertar nos alunos a importância de conhecer a cidade e o mercado que estão inseridos, uma vez que a maioria empreende por conta própria nos mais diversos segmentos. "A análise do mercado é fator preponderante no plano de negócios. Muitos saem do Acre para outros locais em busca de oportunidades profissionais, mas poucos buscam conhecer o mercado e conhecer melhor a sua própria cidade, criar um networking positivo".

Para a coordenadora adjunta do programa Qualifica Mais Progredir, Sonaira Moura, e a orientadora Iolanda Lourdes, a experiência vivenciado pelos estudantes proporciona um melhor entendimento para a socialização pedagógica dos alunos. "Muitos dos nossos alunos nunca haviam visitado um museu. O curso Qualifica Mais Progredir é um promotor de conhecimentos, experiências e aprendizados. Conhecer a história da sua cidade e seu Estado ajuda você se conhecer melhor e entende o contexto econômico em que estamos inseridos".

Design sem nome (16).png

Arquilau de Castro destacou a gratificação em receber os alunos. "A presença de vocês é um presente para mim. Hoje, vocês aprenderam coisas novas que não conheciam e essa transmissão do conhecimento é um presente para mim e para vocês".

Para a aluna Raqueline Castro, a experiência do curso no contexto geral foi de suma importância "Um curso bom onde aprendi diversas coisas. O conhecimento é construído diariamente e a estrutura pedagógica e operacional que o Ifac proporciona nos motiva a não desistir e aprender mais e mais. Mesmo no dia do meu casamento no religioso, eu não faltei a aula. O conhecimento adquirido é tão importante para mim como as demais coisas".

A aula prática contou também com apoio do professor Mario Jorge Fadell, que dispôs do micro-ônibus para o deslocamento dos estudantes.

O programa Qualifica Mais Progredir é executado pelo Ifac, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e tem apoio da Prefeitura de Rio Branco.

Sobre a Casa Museu Acre

Fundada pelo desembargador aposentado Arquilau de Castro, a Casa Museu reúne vasto material histórico do Acre, mesmo sendo um dos últimos processos de colonização do Brasil, com início na década de 1870, conta com uma rica história.

Durante 30 anos Arquilau de Castro reuniu materiais e objetos que ajudam a retratar e entender o processo histórico acreano, que ainda no século XX chegou a figurar como terceiro estado entre os maiores pagadores de tributos a União.

(Texto e imagens: Sonaira de Araújo Moura/coordenadora adjunta do programa Qualifica Mais Progredir - Rio Branco)