Ifac vai ampliar oportunidades de intercâmbio para a comunidade escolar

publicado: 04/07/2022 19h53, última modificação: 04/07/2022 20h59
Projetos bem-sucedidos do Instituto Federal do Paraná serão implementados com alunos dos cursos de ensino médio
internacional_ifpr (1).jpeg

Palestra sobre internacionalização no Ifac, transmitida pelo Youtube

Com o objetivo de ampliar as ações de internacionalização e as oportunidades de mobilidade estudantil, o Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu na última semana de junho o assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Cleber Serafin. O gestor coordena projetos que têm promovido a cultura da internacionalização entre alunos do ensino médio no IFPR e esteve no Acre para apresentar essas iniciativas e os resultados, além de transferir a tecnologia para o Ifac.

Serafin participou da 30ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) e ministrou uma palestra com transmissão pelo youtube no dia 28 de junho, onde explicou sobre os projetos e as possibilidades de ações de Internacionalização do ensino, pesquisa e extensão. Na ocasião, ele falou sobre a Expedição Harvard/MIT, o AplicaEasy e o Estágio Int, projetos voltados para alunos do ensino médio que desejam realizar intercâmbio nos EUA.

Primeiro, o assessor de RI apresentou o projeto “Expedição Harvard/MIT” que incentiva o empreendedorismo nos alunos a fim de que eles obtenham recursos para viajar para os Estados Unidos e conhecer as mais prestigiadas universidades norte-americanas, Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

internacional_ifpr (3).jpg

Mais recente expedição Harvard/MIT com sete alunos do IFPR / Foto: instagram @cleberserafin

Clique aqui para assistir à palestra no youtube

No projeto, o estudante identifica alguma habilidade que tenha aprendido no Instituto Federal e, ao longo de 12 meses, oferece os serviços ou produtos para levantar o valor necessário para a viagem. Para isso, o aluno recebe mentoria dos servidores que colaboram no projeto.

O assessor relatou o caso de estudante do curso técnico de gastronomia que produziu e vendeu cupcakes e outro do técnico em informática que ofereceu serviço de design gráfico para supermecados e assim conseguiu o dinheiro para a expedição.

“Dentro da nossa iniciativa no campus, nós escrevemos e submetemos seis projetos para um evento em Harvard e todos foram aprovados. Então, em 2019 tivemos essa primeira expedição em Harvard que durou 11 dias”, compartilhou.

O segundo projeto apresentado chama-se “AplicaEasy”. Nele, o aluno recebe uma mentoria de 10 a 12 meses para que tenha condições de se aplicar numa universidade norte-americana com 100% de bolsa de estudos. O único pré-requisito para participar do AplicaEasy é que o aluno não tenha condições financeiras de realizar o intercâmbio. O assessor de RI garantiu que 100% dos alunos que participaram do projeto conseguiram aprovação em alguma universidade.

Conheça o projeto AplicaEasy clicando aqui

internacional_ifpr (4)-.jpg

Serafin contou do êxito de uma aluna que participou do projeto no IFPR conseguindo nove aprovações em universidades. “Ela ganhou bolsa para o curso e mais um valor para se manter nos EUA, totalizando cerca de 155 mil dólares por ano, por cinco anos”, comentou.

O terceiro projeto apresentado foi o “Estágio Int” que visa incentivar e apoiar o estudante que deseja realizar estágio em uma empresa internacional sem sair do país. Trata-se de estágio feito de forma remota, no qual o aluno é remunerado em dólares. Para participar, o aluno precisa estudar inglês, ter boas notas e frequência.

No Paraná, este projeto acontece em parceria com uma empresa que dá cursos gratuitos a cada dois meses. Para saber mais, é possível entrar em contato pelo e-mail atendimento@devstars.tech.

De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais do Ifac (Arint), os alunos vão participar dos projetos com apoio do IFPR e, depois, o Ifac deve passar a realizá-los por conta própria. Segundo o professor Cleber Serafin, neste ano já devem ser selecionados cinco alunos do Ifac para o projeto AplicaEasy.

Saiba mais sobre as ações de internacionalização do IFPR

Cultura de internacionalização

Para o gestor do IFPR, é preciso criar a cultura da internacionalização nos institutos. Ele destaca que essas iniciativas dependem muito do envolvimento dos servidores para motivar os alunos.

O assessor de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes reforça a necessidade de participação dos servidores, em especial dos que compõem os núcleos do Centro de Estudos Linguísticos e Internacionalização.

“Quero dizer para os nossos servidores, a partir das ideias do professor Cleber, que a gente pense na nossa realidade o que é possível fazer pelos nossos alunos. Vejo nos projetos uma oportunidade de trabalhar não só a internacionalização e a aprendizagem de línguas, mas também o empreendedorismo. Ensinar o aluno que ele pode realizar o sonho a partir dos próprios esforços, claro com a nossa mentoria. Falamos dos Estados Unidos, mas o projeto pode ser replicado para qualquer destino e para qualquer ação”, garantiu.

O gestor do Ifac também falou da importância da internacionalização na formação do estudante. Para ele, “o contato com o outro, outra cultura e instituição faz nosso aluno ter muito mais compreensão de si, valorize mais sua própria cultura, língua e instituição. Os alunos que foram para o intercâmbio voltaram com sensação de pertencimento muito maior. Somos a única instituição no Acre que permite que o aluno faça intercâmbio. Temos expertise para alavancar muito a perspectiva da internacionalização e mobilidade acadêmica.”

Para finalizar, o assessor de RI do IFac pediu que pensemos o Instituto de forma internacional. “Não é porque estamos no Acre que nosso aluno de Xapuri ou Tarauacá não pode pisar nos mesmos corredores que os professores de Harvard, por exemplo.”