Ifac vai monitorar o consumo de energia elétrica nos campi e na reitoria

publicado: 08/07/2022 18h58, última modificação: 08/07/2022 18h58
Medida, que vai possibilitar a economia nas despesas, será viabilizada a partir de cooperação na Rede Federal com o Instituto Federal de Santa Catarina
rafael_rodrigues_ifsc_pgen_energia1.JPG

Foto: Luciano Cesário/Dscom

Professor Rafael Rodrigues, do IFSC, apresenta o PGEN ao Colégio de Dirigentes

“Imagine que você vai ao mercado e faz a compra para todo o mês, mas não encontra o preço de nada, você vai às cegas. Quando vai passar as compras no caixa também não aparecem os preços dos produtos, só a conta final para você pagar. Com a energia é mais ou menos assim, nós só vemos a fatura no fim do mês e fazemos alguma ideia de quais são os aparelhos que mais consomem energia.”

Assim o professor Rafael Rodrigues, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ilustra um dos obstáculos que dificultam a gestão eficiente de energia elétrica. Ele coordena o projeto que, há 10 anos, desenvolve um sistema capaz de monitorar o consumo de energia em um local, em tempo real. Na analogia do mercado, a tecnologia joga luz sobre os “preços dos produtos”.

O docente do IFSC esteve no Acre no dia 30 de junho, onde apresentou, ao Colégio de Dirigentes, o Portal de Gerenciamento Energético (PGEN), sistema que em breve será instalado nos campi e na reitoria do Instituto Federal do Acre.

Trata-se de uma inovação tecnológica para o gerenciamento energético inteligente, baseando-se na interação entre medidores eletrônicos de energia (concessionária) e no uso da Internet das Coisas. O sistema é construído em plataforma WEB e computação em nuvem, sem a necessidade da instalação de programas específicos, podendo ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet.

ifsc_pgen_energia2.png

Apresentação do Portal de Gerenciamento Energético - PGEN

Com as informações que serão disponibilizadas, a gestão terá melhores condições para adotar medidas visando à economia de energia e, consequentemente, de despesas para o funcionamento da instituição. Além disso, como o sistema disponibiliza os dados em um portal na internet acessível a qualquer pessoa, a própria comunidade escolar também passa a criar a cultura da economia.

Segundo o professor do IFSC, logo que o sistema entrou em funcionamento no Campus Florianópolis foi identificado que a carga de energia durante a madrugada era maior do que o pico de carga, entre 18h e 20h, nos outros campi. “Descobrimos problemas técnicos, mas principalmente, muito desperdício. As pessoas deixavam equipamentos ligados de madrugada achando que isso tinha pouco impacto”, relatou. Ao tomar conhecimento disso, a gestão do campus tomou algumas medidas que resultaram em uma economia de 30% no consumo de energia no período da madrugada.

Acesse a versão em desenvolvimento do PGEN: https://pgen-beta.labsmart.ifsc.edu.br/#

Para o Ifac, Rodrigues explicou que a instalação do sistema ainda depende de ajustes nos campi, mas que a meta é que no 1º semestre de 2023 já haja um avanço na implementação do programa. “O Colégio de Dirigentes, junto da reitora aderiram à proposta e já estão trabalhando para viabilizar a instalação do sistema nos campi. O Ifac deve criar um grupo de trabalho local envolvendo o setor de infraestrutura e alguns docentes. Essa equipe vai receber orientação e treinamento do IFSC que virá ao Acre para fazer a instalação”, complementou.

Expansão para a Rede Federal

O projeto, que nasceu em 2012 no Campus Florianópolis, vem ampliando seu alcance na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Isso se deve a uma parceria com o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (EnergIF), do Ministério da Educação (MEC) e com as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que financia o projeto.

“O Governo Federal gasta mais de R$ 2,1 bilhões/ano com energia elétrica. Para diminuir esses gastos e auxiliar na cultura de eficiência energética, o Projeto PGEN dentro do Projeto EnergIF com a Eletrobrás destina a instalação do sistema de gerenciamento de energia que estamos desenvolvendo no IFSC em todas as unidades da Rede Federal. Ao todo serão quase mil unidades de monitoramento a serem instaladas”, publicou o professor em sua rede social.

Clique aqui para saber mais informações sobre o PGEN

Com a integração dos programas, desde janeiro a tecnologia do PGEN começou a ser levada para o restante do Brasil, após a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) informar os reitores sobre a eficiência do projeto. “A partir disso, entrei em contato com os gestores dos IFs e quando mandei a mensagem a Rosana quis imediatamente. Ela entendeu o benefício, o quanto estratégico seria para o instituto.”

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, a adesão ao programa é fundamental para ter uma gestão ainda mais eficiente e reduzir as despesas com energia elétrica.

“Entendemos que será um programa importantíssimo para a nossa instituição. A gente vê, na possibilidade da instalação desse sistema, um caminho para que o Ifac possa se programar e organizar tendo em mãos as informações do consumo de energia, sabendo, por exemplo, se está havendo fuga de energia ou se precisamos trocar algum equipamento. É um passo a frente no sentido de diminuir o consumo e os gastos com energia, uma vez que estaremos monitorando esse consumo. Tudo isso vai refletir no orçamento em tempos de cortes”, finalizou.