Campus Rio Branco

Acadêmicos de Administração do Ifac conhecem indústria de castanhas

publicado: 29/06/2022 16h22, última modificação: 29/06/2022 16h22
Cerca de 30 estudantes estiveram em visita técnica à Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – Cooperacre, em Rio Branco
adm_cooperacre (1).jpeg

Alunos do 5º e 7º períodos do curso Superior de Bacharelado em Administração do Ifac Campus Rio Branco realizaram uma visita técnica, no dia 21 de junho, à indústria de beneficiamento de castanha da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre). Na atividade, os acadêmicos foram acompanhados pelos docentes Pollyana Rufino (Disciplina de Gestão da Qualidade e Disciplina Comércio Exterior), Mario Jorge Fadell (Disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais) e Rodrigo Soliani (Disciplina de Administração da Produção II).

adm_cooperacre (3).jpegOs professores e alunos foram recebidos e guiados durante a visita técnica pelo gerente de produção industrial da Cooperacre, Leandro Carneiro de Alencar. O profissional é egresso do Ifac da primeira turma do Curso Técnico em Cooperativismo, iniciada em 2010.

A atividade proporcionou aos alunos uma visão sistêmica de toda a cadeia produtiva da castanha que eles puderam relacionar com os conteúdos estudados nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração da Produção e Comércio Exterior.

Os estudantes manifestaram grande satisfação com a visita técnica, como destacou o aluno do 7º período, Arnesson Araujo Diniz. “Rasgo elogios à Cooperacre e a toda a equipe que desde a porta, deixa bem claro a visão e valores da empresa, e, como seu Leandro mostrou a todos nós cada parte do processo, desde o recebimento das castanhas, armazenamento até sua produção. Poder conhecer todas essas etapas agrega muito a nós, futuros administradores, e agradecemos a porta que nos foi aberta pela Cooperacre.”

adm_cooperacre (4).jpegO professor Rodrigo Soliani, responsável pela disciplina “Administração da Produção II”, também avaliou como muito positiva a visita à cooperativa. Ele explicou que “Os estudantes puderam acompanhar o processo de beneficiamento das castanhas do começo ao fim: Da estocagem do produto no seu estado bruto, passando por todas as etapas do seu processamento, até o armazenamento do produto acabado que aguarda para ser expedido, tanto para o mercado doméstico quanto para o internacional. O responsável pela operação ainda explicou toda a política de tratamento dos resíduos do processo, algo extremamente relevante e atual.” O docente finalizou destacando o fato de que o gestor responsável que acompanhou o grupo durante a visita é um egresso do Ifac. “Isso traz uma satisfação muito grande para nós, professores, e mostra que a instituição está no caminho certo!”

Coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Administração, a professora Pollyana Rufino falou sobre a importância das aulas práticas na formação dos estudantes. “Um privilégio voltar as atividades práticas e proporcionar aos nossos alunos momentos como este, necessários e complementares a formação de nossos futuros administradores.”

O professor Mario Jorge Fadell agradeceu à gestão do Ifac e à Cooperacre, por oportunizarem aos discentes a experiência de visitação que permite a interação com os conteúdos ministrados em sala de aula e a realidade das organizações produtivas locais.

Com sede localizada na rodovia AC 40, em Rio Branco, a Cooperacre é hoje responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país, com planos de se tornar a maior do mundo. A cooperativa está presente em 14 municípios acreanos e tem capacidade para produzir mais de 3.000 toneladas de castanha, contando hoje com 2.500 cooperados.

adm_cooperacre (2).jpeg

Com informações e fotos do Curso Superior de Administração – Campus Rio Branco