Campus Cruzeiro do Sul

Agroturismo é tema de aula prática com estudantes do Ifac em Mâncio Lima

publicado: 20/06/2022 15h50, última modificação: 20/06/2022 15h50
Discentes do curso técnico em Agropecuária, do Campus Cruzeiro do Sul, conheceram o trabalho com agricultura familiar realizado em cooperativas e propriedades rurais do município vizinho
agroturismo_cruzeiro (1).jpg

Estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio de Agropecuária participaram de uma aula prática sobre os impactos positivos do agroturismo na agricultura familiar. Na atividade, realizada no dia 13 de maio, as turmas 2020.1 e 2020.2 do Ifac Campus Cruzeiro do Sul visitaram cooperativas e propriedades rurais no município de Mâncio Lima. A aula foi organizada pelos professores Paulo Moura e Williane Martins.

O objetivo da aula foi apresentar na prática as possibilidades de atuação do técnico em Agropecuária no agroturismo que é uma atividade que tem crescido na região do Vale do Juruá. As visitas técnicas também foram importantes ferramentas de orientação sobre o mundo do agronegócio.

agroturismo_cruzeiro (3).jpg

Durante as visitas, os alunos puderam compreender o conceito de Agroturismo no meio rural, relacionando-o com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioambiental. A ideia é que pousadas, restaurantes típicos, venda de produtos agropecuários, pesque-pague, artesanatos, plantações, etc, propiciam ao turista a oportunidade de se integrar às atividades da propriedade rural durante sua estada.

O grupo visitou a Granja Zé do Ovo, do senhor Alexandre e Senhora Marcela onde existe uma plantação de mamão que abastece a região e uma rede de supermercados, na capital. As turmas de Agropecuária conheceram a diversificação agrícola nas plantações e reimplantações do cultivo do café, melancia, coco, banana, peixe, macaxeira e mamão.

agroturismo_cruzeiro (4).jpg

A visita técnica também foi à Cooperativa Cooper Café e à Chácara e Viveiro Vô Raimundo, referência em plantações e produção de café. Neste local, os alunos observaram as práticas de manejo florestal em áreas degradadas para plantio de café clonal, pelos proprietários e engenheiros agrônomos Francisco Romoaldo e seu filho, Bruno Oliveira.

A atividade ainda proporcionou que os discentes pudessem identificar e planejar o turismo em propriedades rurais, observando os impactos ambientais desse tipo de empreendimento, tendo em vista que eles puderam adquirir uma visão sistêmica dos processos produtivos no Agroturismo como fonte de renda ao agricultor e sua relação com o meio ambiente.

agroturismo_cruzeiro (2).jpgSegundo o professor Paulo Moura, docente de Turismo Agroecológico, “A apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, repassados em sala de aula, é uma travessia para o conhecimento da futura área de atuação, na atividade característica advinda do Agroturismo. Eles puderam observar que é uma atividade que não exige muito investimento inicial, pois começa com os atrativos que as propriedades já possuem.”

Para a professora Williane Martins, as atividades práticas são fundamentais para a formação do técnico em Agropecuária. “A visita técnica, o ambiente extraclasse e o diálogo com os produtores rurais, fortalece o aprendizado, enfatizando o ensino e a extensão. A visita ao cafezal e a área de fruticultura foram vistos de forma muito positiva pelos discentes. Ambas as propriedades fazem uso de tecnologias avançadas nos sistemas de produção agrícola. As propriedades também são referência em cafeicultura na agricultura familiar e produção de mamão e ovos para exportação fora do município de Mâncio Lima”, destacou.

A visita contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Mâncio Lima, na pessoa do secretário de Turismo Igor Araújo, de produtores rurais e comerciantes do município.

Com informações e fotos do projeto do Campus Cruzeiro do Sul