Campus Cruzeiro do Sul

Alunos de Meio Ambiente visitam locais turísticos em Cruzeiro do Sul

publicado: 08/06/2022 20h34, última modificação: 08/06/2022 21h06
Discentes do curso técnico integrado ao ensino médio puderam refletir sobre as possibilidades do ecoturismo no Vale do Juruá
meio_ambiente_cruzeiro (1).jpeg

Abraço simbólico em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho

Estudantes do curso técnico integrado em Meio Ambiente do Ifac participaram de uma aula prática no projeto integrativo das disciplinas de Ecoturismo e Geografia. As atividades foram realizadas na sexta-feira, 03 de junho, no Centro de Esporte, Lazer e Turismo do Sesc, no Igarapé Preto e no Ramal da Buritirana. A visita foi organizada pelos professores Paulo Moura e Juliana Cunha com apoio da Direção de Ensino do Campus Cruzeiro do Sul.

No Sesc, o objetivo da visita foi apresentar a trilha interpretativa como espaço pedagógico na formação do técnico em Meio Ambiente, aliada relevante da atividade de ecoturismo na prática. O conceito de trilha interpretativa é objeto de estudo do professor Paulo no Mestrado do ProfEPT. O grupo teve o apoio do guia turístico, Emerson Silva.

meio_ambiente_cruzeiro (3).jpeg meio_ambiente_cruzeiro (7).jpg

As turmas também estiveram no Igarapé Preto e no Ramal da Buritirana onde fica o Balneário Recanto das Águas e o Igarapé Dor de Barriga. Durante a visita, os alunos conheceram os locais, podendo identificar as potencialidades a serem exploradas, os cuidados de potenciais perigos, além de acessar outros conhecimentos prévios necessários. Na aula prática foi discutido sobre o uso de trilhas ecológicas como instrumento de apoio e oportunidade de trabalho como guia de ecoturismo na Região do Vale do Juruá.

Além disso, a visita possibilitou que os estudantes assimilassem conhecimentos sobre o Ecoturismo e a geografia local na prática. Eles conheceram partes dos aquíferos da bacia do Igarapé Preto, refletiram sobre a importância deste aquífero na região e relacionaram à necessidade de preservação das matas ciliares.

meio_ambiente_cruzeiro (1).jpgNo Ramal da Buritirana, os alunos observaram as nascentes do Igarapé Dor de Barriga. No final, deram um abraço simbólico no local, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Durante a atividade foram abordados diversos conceitos importantes dentro das disciplinas como a importância das florestas, o cuidado com o lixo, degradação ambiental, biodiversidade, efeito estufa, aquecimento global, desmatamento e os impactos da extração de recursos naturais.

Para o professor Paulo Moura, docente de Ecoturismo, “A atividade foi muito produtiva, realmente aconteceu na prática a apropriação dos conteúdos abordados em sala de aula. Foi uma prática de relevante interesse para a formação dos nossos técnicos.” Ele destacou a importância da sensibilização humana, social, política e econômica dos discentes sobre a região.

As visitas contaram com parceria com as proprietárias dos atrativos turístico da região, Suliene Matos, Ju Moura e a Senhora Nete.

Com informações e fotos do Campus Cruzeiro do Sul