Campus Cruzeiro do Sul

Alunos do 9º ano conhecem o Laboratório IF Maker do Juruá

publicado: 07/06/2022 21h20, última modificação: 13/06/2022 17h01
Além dos estudantes, professores e gestores das escolas puderam visitar o espaço e se aproximar da cultura maker, o “aprender fazendo”
ifmaker_jurua (4).jpeg

Prof. Cristiano Ferreira exibe apoio para celular feito com a impressora 3D

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul promoveu uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação a fim de que os estudantes do ensino fundamental visitassem o Ifac no final de 2021, de 07 a 14 de dezembro. Durante essas visitas, os alunos conheceram o Laboratório IF Maker do Juruá onde obtiveram conhecimentos iniciais de robótica e puderam observar os materiais e equipamentos disponíveis, como a impressora 3D.

O coordenador do laboratório, professor Cristiano Ferreira, mencionou que foi um momento muito importante, pois era necessário que os estudantes, professores e gestores das demais escolas conhecessem este espaço e se aproximassem da cultura maker, o “aprender fazendo”.

Aproveitamos a oportunidade e falamos de possíveis projetos que os professores podem realizar junto com os estudantes, bem como possibilidades de desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, em que eles podem transformar ideias em protótipos. Além disso, mostramos os robôs que desenvolvemos para a olimpíada de robótica e que, com a chegada do laboratório, os estudantes terão um espaço mais apropriado para desenvolverem essa área do conhecimento. Os estudantes ficaram bem interessados no laboratório”, afirmou.

ifmaker_jurua (6).jpeg ifmaker_jurua (1).jpeg

Os professores Luan Siqueira e Ronaldo Barros apresentaram o laboratório aos estudantes

Segundo a estudante Ana Deise da Silva Marques, do 9º ano da Escola Presbiteriana, o espaço chamou muito a atenção dela e dos colegas. “Achei muito interessante o material que estava sendo feito na impressora e a forma com que a máquina trabalhava. Nunca vi isso noutro lugar. E gostei da explicação do professor. Ele disse que pra fazer aquela impressão, era preciso passar a imagem pro computador, depois para 3D e só depois era possível imprimir.”

A diretora da Escola Comandante Braz de Aguiar Rocilene Rodrigues, professora há 30 anos, acompanhou os alunos de dois 9º anos. Ela afirmou que “o Laboratório Maker foi uma verdadeira atração para os alunos, onde eles observaram a teoria sendo transformada em prática. Verdadeira inovação! O aluno se tornou o protagonista, construindo, produzindo, modificando. Algo encantador em nossa atualidade, uma proposta pedagógica alinhada em uma nova metodologia, onde o professor desperta a curiosidade do aluno propiciando um aprendizado mais pessoal, afinal somos seres únicos com ideias diferentes.”

A equipe gestora do IF Maker que conta com servidores de diversas áreas do conhecimento garante que há intenção de firmar parcerias com as secretarias Estadual e Municipal de Educação, com o objetivo de disponibilizar o espaço para atividades das escolas. Com isso, o laboratório, que visa proporcionar um aprendizado a partir da cultura maker, estará aberto para agendamento por parte de professores e gestores.

(Com texto e fotos de Kelvyla Lima/Campus Cruzeiro do Sul)