Campus Baixada do Sol

Alunos do Ifac aprendem sobre animais silvestres no Parque Chico Mendes

publicado: 07/06/2022 14h27, última modificação: 07/06/2022 14h27
Discentes do curso técnico em Zootecnia puderam observar os animais em cativeiro e relacionar o conteúdo teórico à prática
animais_silvestres_zootecnia2.png

Estudantes do curso técnico em Zootecnia do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Baixada do Sol participaram de uma aula sobre animais silvestres de interesse para a produção no Parque Chico Mendes, em Rio Branco. O objetivo da visita foi conhecer a biologia, ecologia e as instalações de animais como cutia, paca, cateto, jacaré e veado.

A aula foi realizada no sábado, 28 de maio, no âmbito da disciplina de Produção de Animais Silvestres e Não-tradicionais, ministrada pela professora Maralina Torres. A atividade contou com o acompanhamento de técnicos ligados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que forneceram todo o suporte para a realização da atividade.

animais_silvestres_zootecnia1.png

“A visita ao Parque Ambiental Chico Mendes foi muito produtiva no âmbito da disciplina, pois é o único local onde podemos observar os animais silvestres em cativeiro no estado do Acre, tendo em vista que não possuímos criatórios legalizados na região. Na ocasião, além de diferenciar as espécies analisando sua morfologia, os discentes puderam acompanhar o manejo alimentar e observar as instalações em que os animais são mantidos. Para a turma foi uma experiência muito enriquecedora, tendo em vista que a partir de agora os animais silvestres são vistos com potencial de produção, visando um mercando ainda inexplorado no Acre”, avaliou a professora Maralina.

animais_silvestres_zootecnia3.pngPara o aluno do 3º período do curso técnico em Zootecnia, Lucas de Sousa, a visita foi gratificante e produtiva. “Vimos animais silvestres como cutias, catetos, jacarés, cobras e outros animais em um ambiente muito semelhante da convivência com a natureza. Observamos também que as estruturas para cultivo são simples e adequadas.”

O estudante Cristiana Royer também avaliou a aula como positiva. Ele disse que “Foi muito interessante observar o comportamento dos animais quando estão em cativeiro e poder analisar melhor as instalações onde eles vivem, pois elas reproduzem um ambiente mais próximo do natural.”

Adriano da Silva, outro aluno da turma, elogiou a novidade. “Nossa aula de sábado no Parque Chico Mendes foi bastante criativa. Foi possível observar os animais, seus comportamentos, sua maneira de se alimentar e seus hábitos durante o dia, a cocheira, bebedouros, sombreamento, espaçamento e também as diversas qualidades de espécies como cateto, cutias, jabuti, veado roxo e vermelho, macacos, araras, papagaios, gavião, tucano, cobra, jacaré, anta, tartaruga da Amazônia, onça pintada e onça vermelha”, comentou.

Com informações e fotos do Campus Baixada do Sol