Inovação tecnológica

Campus Cruzeiro do Sul publica regimento do laboratório IF Maker do Juruá

publicado: 14/06/2022 14h20, última modificação: 14/06/2022 15h10
No espaço serão realizados programas de ensino, extensão, pesquisa, inovação e empreendedorismo, além de projetos com a comunidade interna e externa do Ifac
ifmaker_jurua_logo.png

Logomarca do Lab IF Maker do Juruá

A Direção Geral do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul publicou, no dia 10 de junho, o regimento interno do Laboratório IF Maker do Juruá. O documento define as regras para o funcionamento e utilização do espaço pela comunidade.

Acesse a Portaria CCS/Ifac nº 013/2022, de 10 de junho de 2022

O Lab IF Maker do Juruá é um ambiente colaborativo, facilitador de projeção, produção e consolidação de produtos com foco na solução de problemas para o desenvolvimento local. O diferencial do laboratório é o fato de promover o “Movimento Maker”, uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do It Yourself. Esta cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

ifmaker_jurua.jpeg

Conforme descrito no regimento interno, para o cumprimento de seus objetivos o Lab IFMaker do Juruá criará programas de ensino, extensão, pesquisa, inovação e empreendedorismo. Além de executar os programas, o laboratório também deverá abrir espaço para desenvolvimento de projetos com a comunidade interna e externa do Ifac.

O laboratório possui uma equipe responsável por desenvolver e acompanhar ações e projetos realizados no espaço. Atualmente, essa equipe tem como coordenador o professor Cristiano Ferreira e como membros, servidores e alunos do Campus Cruzeiro do Sul. A equipe deverá ofertar regularmente treinamentos para capacitação dos usuários do laboratório maker e para atestar a sua habilidade técnica.

O Lab IF Maker do Juruá está vinculado ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp/NIT).

Com imagens do Campus Cruzeiro do Sul