Disputas do e-Jifac 2022 acontecem entre os dias 27 a 30 de junho

publicado: 27/06/2022 14h24, última modificação: 27/06/2022 14h24
Campeões serão apresentados no dia 01 de julho e irão representar o Ifac durante a etapa nacional
imagens_materias_capa (73).png

Os Jogos Eletrônicos do Instituto Federal do Acre (e-Jifac 2022) tiveram início na manhã desta segunda-feira (27.06), com a realização da cerimônia de abertura, transmitida ao vivo pelo canal do Ifac, no YouTube. O evento, que faz parte do calendário de ações extensionistas da instituição, contou com a participação de estudantes e servidores.

As competições de Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena serão realizadas entre o dia 28 e 30 de junho. Cerca de 80 estudantes de cursos técnicos, superiores e pós-graduação do Ifac integram a competição deste ano.

A expectativa é de que no dia 01 de julho sejam anunciados os campeões de cada modalidade, que irão representar o Ifac na etapa nacional dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal (JIF 2022).

Assista aqui a cerimônia de abertura do e-Jifac 2022

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a realização dos Jogos Eletrônicos em 2022 reflete o compromisso da instituição com as ações de extensão, esporte e lazer.

“Quero parabenizar a realização de mais uma edição dos Jogos Eletrônicos no Ifac, visto o sucesso e bons resultados que tivemos em 2021. Importante destacar que, por mais que junto à Rede Federal já esteja sendo discutida a realização de jogos presenciais com modalidades esportivas, decidimos manter o e-Jifac como forma de amplificar essa modalidade de jogos que conta com muitos adeptos. São práticas que contribuem para a integração dos estudantes e servidores, que têm trabalhado para que tudo saía da melhor maneira possível”.

imagens_materias_capa (75).png

Na oportunidade, Rosana Cavalcante dos Santos informou que, nesta terça-feira (28.06), diretores e demais gestores do Ifac se reúnem para definir uma possível realização dos Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac). “Durante a reunião iremos discutir possíveis caminhos e formatos seguros, no sentido de ter orçamento garantido para que o Jifac seja realizado com muita qualidade. Estamos na mesma expectativa que todos vocês, porém queremos que o evento seja realizado da melhor forma”.

A abertura do e-Jifac 2022 também contou com a participação do pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, que destacou o propósito dos Jogos Eletrônicos.

“Em 2021, a Comissão Organizadora Nacional dos Jogos da Rede Federal (Cojif), juntamente com o Conselho Nacional da Rede Federal (Conif), desenvolveu a primeira edição dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal. E o Ifac participou desse momento, com a realização de uma etapa local, com a presença de 60 estudantes que se encontraram nesse modelo de competição virtual. Um evento que foi muito proveitoso e exitoso. Por isso, esse ano estamos desenvolvendo a 2ª edição do e-Jifac, com a participação de 80 alunos de todos os campi. Desejamos a todos uma boa competição e sucesso nas disputas”.

O acadêmico do curso de licenciatura em Física, do campus Sena Madureira, Léo do Hip-Hop também participou da cerimônia e contou sobre sua experiência na 1ª edição do e-Jifac. Por ter sido um dos campeões, Léo representou o Ifac durante a etapa nacional em 2021, ficando entre os 25 melhores competidores do país na modalidade Xadrez Arena.

imagens_materias_capa (74).png

“Este é um momento muito importante para quem gosta desse tipo de competição. Agradeço à instituição por sempre incentivar as diversas práticas, não somente o xadrez, mas as outras modalidades também. Isso fortalece o protagonismo juvenil. Que todos os participantes da edição 2022 se empenhem ao máximo e tragam bons resultados para a instituição. Além de representar a instituição e ter integrado essa experiência na etapa nacional, outro ponto positivo foi a integração com outros estudantes da Rede Federal. Ainda mantenho contato com os participantes da etapa nacional e sempre trocamos informações e habilidades sobre os jogos de xadrez. O e-JIF, além de proporcionar uma competição, contribui para que tenhamos conexões com outros institutos e pessoas. Isso cria elos e oportunidade que podem trazer benefícios para nosso campus e comunidade”, lembrou Léo do Hip-Hop.

Também participou da cerimônia do e-Jifac 2022, o coordenador de Esporte e Lazer do Ifac, Schumacher Andrade Bezerra. Em sua fala, ele ressaltou a edição do e-Jifac realizada em 2021. “É uma grande honra para a Proex estar à frente desse evento, tentando sempre levar e fazer o melhor para nossos estudantes. Devido ao sucesso dos Jogos Eletrônicos realizados em 2021, estamos realizando a 2ª edição”.

Schumacher Bezerra lembrou também que na tarde desta segunda-feira (27.06) a Comissão Organizadora do e-Jifac 2022 realizará o chaveamento das disputas, como também encaminhará e-mail aos estudantes-atletas com informações, horários e salas das competições.

A cerimônia de abertura do e-Jifac 2022 contou com mediação da diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade, Luana Melo, e além da tradução e interpretação em Libras feita pelos servidores Paulo Rodrigues e Dione Oliveira.

Para saber mais informações sobre o e-Jifac 2022, clique aqui e acesse o regulamento.