Campus Cruzeiro do Sul

Estudante do Ifac tem projeto aprovado em programa de lideranças indígenas

publicado: 01/06/2022 20h36, última modificação: 02/06/2022 18h25
Ação com apoio de ONG visa garantir a segurança alimentar de comunidade do Povo Puyanawa, em Mâncio Lima, além da recuperação de áreas degradadas
projeto agroecologia (1).jpeg

Caroline Puyanawa durante aula no laboratório do Campus Cruzeiro do Sul / Acervo pessoal

A estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul, Caroline da Costa Puyanawa, teve um projeto de sua autoria aprovado no programa de lideranças da Amazônia, da organização não governamental Conservação Internacional (CI-Brasil). A lista com o resultado da seleção foi divulgada no dia 20 de abril.

lideranca_indigena_cibrasil (2).jpgA acadêmica do 3º período foi uma das seis brasileiras selecionadas na 2ª rodada do Programa Mulheres Indígenas Lideranças da Amazônia. Cada liderança receberá suporte técnico da CI-Brasil e o valor de 10 mil dólares, cerca de R$ 54 mil, para desenvolver suas iniciativas ao longo de um ano.

Caroline, que é do Povo Puyanawa, de Mâncio Lima, explicou sobre a motivação do projeto que visa garantir a segurança alimentar para sua comunidade através do cultivo de árvores frutíferas com uso de técnicas da agroecologia. Outro objetivo do projeto é recuperar áreas degradadas na terra indígena.

Eu sou filha de agricultores e durante minha infância toda eu acompanhei o desenvolvimento da agricultura na minha aldeia. Hoje, estudando Agroecologia eu consigo ver de maneira mais técnica as necessidades da minha comunidade. Vejo que temos um grande potencial para começar um sistema de plantios consorciados de espécies frutíferas. Além disso, vejo que hoje na comunidade tem um grande número de roçados degradados devido à monocultura, então nossa ideia parte desse ponto que é recuperar áreas degradadas com plantios de espécies frutíferas e garantir segurança alimentar para meu povo”, compartilhou.

O projeto também deve ajudar na geração de renda a partir da comercialização dos produtos orgânicos, no plantio feito sem uso de agrotóxicos, conforme destacou a estudante: “Vamos seguir toda a linha agroecológica. Essas iniciativas de vendas comerciais estão chegando agora, por isso também pensamos a respeito desse título para o projeto, para que os produtores tenham uma perspectiva através da nossa iniciativa. Vamos levar toda assistência técnica e fazer o monitoramento de perto, ajudando em tudo que for preciso para que eles possam ter uma diversificação na produção.”projeto agroecologia (2).jpeg

Caroline relatou que teve ajuda de duas amigas para elaborar o projeto, a agrônoma Samara Silva, que já trabalhou com a comunidade, e a engenheira florestal Sabrina Silva que auxiliou em todo processo de inscrição e no desenvolvimento do projeto.

Sobre o curso de Agroecologia no Ifac, além de tê-la ajudado a olhar para as necessidades do seu povo de forma mais técnica, Caroline afirma que se encontrou na área. “O curso de Agroecologia me impulsionou e me ajudou nesse sentindo de ter essa visão do que a comunidade precisa. Eu estudava enfermagem antes de começar estudar Agroecologia. Mas sempre gostei dessa área e, por incentivo de amigos, me inscrevi no curso e me encontrei. Percebi durante o curso que esse era meu objetivo, e com ele eu vou alcançar tudo o que eu almejei, usando meu aprendizado para trazer benefícios para minha comunidade. E tudo já está se realizando aos poucos, e acredito que com esse projeto muitas portas vão se abrir.”

A 2ª rodada do Programa de Bolsas para Mulheres da Amazônia terá vigência de maio de 2022 a maio de 2023. Para a execução do projeto na adeia, a estudante afirma que pretende envolver o Ifac, a princípio, convidando os professores do curso para ministrarem aulas quando as práticas forem iniciadas.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, que também é pesquisadora da área de agroecologia parabenizou a estudante pela iniciativa. “Quando recebemos a notícia, ficamos muito felizes. É uma estudante nossa que está aplicando os conhecimentos da sala de aula para benefício da sua comunidade. Isso é motivo de muito orgulho para o Ifac porque mostra que ofertamos um ensino de excelente qualidade. Parabéns para a Caroline porque além do projeto dela dar visibilidade à causa indígena, também vai promover o desenvolvimento no Vale do Juruá.”

Sobre o programa

O Programa Mulheres Indígenas Lideranças na Amazônia é uma iniciativa do projeto Nossas Futuras Florestas - Amazônia Verde, implementado pela Conservação Internacional com o apoio da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (do espanhol, Coica) e do governo francês. Esse projeto busca promover e apoiar os esforços de conservação de 26 povos indígenas e comunidades locais, através de ferramentas, treinamento e financiamento necessários para o manejo de seus territórios e conservação da Amazônia.