Campus Rio Branco

Ifac inicia novo módulo do curso de Microempreendedor Individual

publicado: 23/06/2022 14h11, última modificação: 24/06/2022 11h50
Aula inaugural foi realizada no dia 20 de junho, no auditório do campus Rio Branco
imagens_materias_capa (70).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início a mais um módulo do curso de Microempreendedor Individual, do Programa Qualifica Mais Progredir. As atividades foram iniciadas na última segunda-feira (20.06), no campus Rio Branco.

Os novos alunos irão desenvolver as atividades em 40 dias letivos, das 18h às 22h. As aulas têm como objetivo capacitar e aperfeiçoar os participantes para planejar, abrir e gerenciar microempresas individuais e fomentar o empreendedorismo.

Para receber os estudantes, foi realizada aula inaugural com a presença de docentes do curso, como também coordenadores locais do Programa Qualifica Mais Progredir. No Ifac, a ação é gerenciada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

imagens_materias_capa (71).png

O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, que no ato representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a importância do programa para o Acre. “O Ifac, dentro de sua missão como instituição de ensino, tem o sonho de sempre oportunizar a melhor qualificação possível para a comunidade. Uma educação para formar cidadãos emancipados e com conhecimento crítico. Por isso, a Proex tem buscado capitanear recursos externos e trazer ainda mais projetos para o Acre. O Programa Qualifica Mais Progredir é resultado desse esforço e que nos possibilitou ofertar 1.000 vagas para o curso de Microempreendedor Individual”.

Ainda em sua fala, Fábio Storch parabenizou os docentes que têm atuado junto ao projeto no Ifac. “É um privilégio termos profissionais tão capacitados em nossa instituição, levando educação pública, de qualidade e inclusiva para a comunidade. Temos profissionais de excelência e que estão disponíveis para auxiliar todos os alunos do curso de Microempreendedor Individual”.

Diretor do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, participou da cerimônia e ressaltou as atividades já desenvolvidas com a 1ª turma do Qualifica Mais Progredir. “Espero que todos aproveitem bem essa oportunidade. Recentemente encerramos uma turma e os relatos sobre o curso foram bastante positivos. A atividade de conclusão do curso de Microempreendedor Individual foi uma feira de negócios, na qual foi possível perceber o quanto os nossos alunos aprenderam durante os dias de aula”.

Na oportunidade, Paulo Roberto ressaltou que o campus Rio Branco também está disponível para aqueles que desejam ampliar os estudos e realizar cursos técnicos ou superiores. “Durante a 1ª turma, tivemos relatos de alunos que conheceram o Ifac por meio do Programa Qualifica Mais Progredir e após concluir as atividades, ingressaram em nossos cursos técnicos e superiores. Estendo, aqui, o convite a todos e reforço que o campus estará sempre de portar abertas para recebê-los”.

imagens_materias_capa (69).png

Diretor de Assistência Social do município, Jéfferson Barroso, que representou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco, Marfisa Galvão, participou da aula inaugural e ressaltou a parceria entre o Ifac e o município.

“Ficamos muito felizes em ter colaborado para que a comunidade pudesse estar no Ifac realizando esse curso. Colocamos a disposição os Centros de Referência da Assistência Estudantil da capital para que as inscrições para o curso de Microempreendedor Individual pudessem ser feitas. Nós acreditamos que a vida também acontece na cidade, por isso apoiamos ações e atividades que prezam pela capacitação e formação da nossa comunidade. Contem conosco e que todos façam um bom proveito do curso”, afirmou Jéfferson Barroso.

Mário Sérgio Lobão, que é coordenador do Programa Qualifica Mais Progredir no Ifac, repassou informações aos novos alunos e também desejou boas-vindas. Ele ainda ressaltou a importância e o ineditismo do curso para o Acre.

“O curso de Microempreendedor Individual conta com 160 horas e é uma oportunidade para o mundo do trabalho. É um curso que nunca foi ofertado no Estado e irá contribuir para a formação profissional. Junto com o Governo Federal e a Prefeitura de Rio Branco temos trabalhado conjuntamente, com foco na educação. Que todos os alunos possam explorar ao máximo os conhecimentos que serão ministrados ao longo dos dias”, destacou Sérgio Lobão.

A coordenadora local do Programa Qualifica Mais Progredir, Suellen Valentim, destacou os resultados já obtidos nas demais turmas do curso de Microempreendedor Individual.

“O início do 2º módulo dá continuidade à execução do Programa Qualifica Mais Progredir e possibilita novas oportunidades. Recentemente encerramos cinco turmas e as atividades de finalização foram extremamente satisfatórias em resultados, tanto por parte dos alunos que puderam protagonizar na feira de plano de negócios, quanto no ingresso de estudantes em nossos cursos regulares”, ressaltou Suellen Valentim.

Os estudantes matriculados no curso de Microempreendedor Individual foram selecionados através de edital específico, com auxílio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e atenderam pré-requisitos, como: ter concluído o ensino fundamental, ser maior de 18 anos e ser beneficiários do Auxílio Brasil e/ou Cadastrados no CadÚnico.