Ifac promove 1ª Feira de Plano de Negócios do Curso MEI em Rio Branco

publicado: 27/06/2022 18h01, última modificação: 27/06/2022 18h01
Estudantes formaram empresas fictícias que apresentaram seus empreendimentos, planos de negócios e produtos durante o evento
Feira de Plano de Negócios 4.jpeg

A Coordenação Adjunta do Programa Qualifica Mais Progredir em Rio Branco, com apoio de colaboradores internos planejaram e realizaram a 1ª Feira de Plano de Negócios das turmas de Microempreendedor Individual (MEI) na noite de 15 de junho. A ação ocorreu no Hall de entrada do Ifac Campus Rio Branco e contou com a participação dos docentes do curso e dos alunos das turmas N8, N9 e N10.

A proposta da feira de negócios surgiu em conversa com os professores responsáveis pela disciplina de Plano de Negócios, Cristiane Neves e Patrick Leon, em conjunto com a equipe local. O objetivo da ação era fomentar, entre os alunos, o protagonismo no planejamento de um plano de negócios que fosse colocado em prática, aliando o aporte teórico e sua aplicabilidade e consolidando, assim, os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Durante a feira, 10 empresas fictícias apresentaram seus produtos, seus planos de negócios e seus respectivos empreendimentos aos demais participantes e à comissão avaliadora que atribuía suas notas em 5 componentes avaliativos.

Feira de Plano de Negócios.jpeg

O evento teve a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, do pró-reitor de Extensão Fábio Storch, da diretora de Extensão Tecnológica, Amélia Maria Garcia, do coordenador Geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Mário Sérgio Lobão e dos demais coordenadores adjuntos do Programa.

Para o professor da disciplina de Plano de Negócios, Patrick Leon, “A primeira feira de Planos de Negócios do Ifac mostrou o lado empreendedor e guerreiro dos alunos. Mesmo com todas as dificuldades impostas no atual momento, eles deram o seu melhor! Eu, enquanto professor, fico muito feliz e honrado por ter contribuído com esse evento que foi um sucesso”.

Coordenadora Adjunta de Rio Branco, Suellen Valentim, também avaliou a ação como positiva. Ela afirmou que “A primeira feira foi um sucesso! Nossos alunos puderam vivenciar a experiência de planejar, investir e apresentar suas ideias de negócios, algo que alguns já faziam informalmente. O curso foi essencial para que pudessem ter acesso às informações sobre custos, investimentos, dificuldades e possibilidades do mundo MEI”, comentou. A coordenadora também destacou a importância da equipe de colaboradores internos e externos na realização da atividade.

Feira de Plano de Negócios 2.jpeg

Como resultado da feira de negócios, no dia 17 de junho, foi entregue a premiação dos três primeiros colocados conforme a avaliação do empreendimento, plano de negócio e produto fictício apresentado. Receberam premiação as equipes Marral al Punto (1º lugar), Belle Center Estética (2º lugar) e Lírios Produtos e Beleza (3º lugar).

A atividade aconteceu no auditório do Campus Rio Branco, onde também foram entregues cartas de elogio aos alunos que obtiveram 100% de assiduidade no curso.

Feira de Plano de Negócios 3.jpeg

Feira de Plano de Negócios 6.jpeg

Sobre o projeto

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

O Programa é realizado no Ifac por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco.

Com informações e fotos Coordenação Adjunta do programa em Rio Branco