Ifac realiza encontro virtual com participação de egressos

publicado: 22/06/2022 16h15, última modificação: 22/06/2022 18h11
2ª edição do Encontro de Egressos teve transmissão ao vivo no canal do Ifac, no YouTube e abordou o tema “Por onde andam?”
encontro_egressos01.png

O Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou na última segunda-feira (13.06), o II Encontro de Egressos do Ifac. O evento foi realizado virtualmente com transmissão pelo YouTube e contou com relato de experiências de ex-alunos de diversas áreas dos seis campi da instituição.

A atividade com o tema “Por onde andam?”, teve como objetivo oportunizar informações sobre o mundo do trabalho para egressos e estudantes pré-concluintes da instituição. O encontro também teve o intuito de aproximar os ex-alunos do Ifac e ampliar a rede de contatos, promovendo reencontros e sendo um espaço para troca de experiências profissionais.

Confira como foi o evento: https://www.youtube.com/watch?v=METnTey3Zt4

Programação - As atividades foram iniciadas às 19h, com a apresentação cultural da egressa em Ciências Biológicas do Campus Rio Branco, Ketlen Bona Bezerra da Costa. Na sequência, o pró-reitor Fábio Storch e a reitora do Ifac, deram as boas-vindas aos participantes.

encontro_egressos02.png

Em sua fala, o pró-reitor de Extensão falou sobre o objetivo do evento e o trabalho que vem sendo feito pelo Instituto por meio da Proex para manter o vínculo com os egressos.

Este evento faz parte do Programa de Acompanhamento de Egressos do Ifac. Entre as atividades previstas no programa temos a promoção de encontros como este, seminários, cursos e palestras, visando o contato, atualização e o envolvimento dos nossos egressos, a integração de egressos e alunos em formação, além de atualização cadastral dos egressos.”

Sobre a pesquisa de acompanhamento de egressos, o pró-reitor afirmou que a ferramenta vai contribuir para responder essa pergunta: onde estão nossos egressos? E que entre os objetivos da pesquisa está o planejamento de políticas institucionais voltadas a este público.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante falou sobre a importância de estreitar os vínculos da instituição com os egressos e destacou que eventos como este serão palco de muitas oportunidades profissionais.

encontro_egressos03.png

O que nós temos feito de um tempo pra cá é entender por onde andam os nossos ex-estudantes. Se o que vocês receberam como formação do Ifac hoje faz parte da sua vida como um direcionamento profissional, que desdobramento teve sua passagem pelo Ifac. Nosso sonho é que possamos ser um elo de ligação entre nossos egressos e o mundo do trabalho. Muitas oportunidades passarão por esses momentos.”

A reitora também destacou as outras áreas onde os egressos podem atuar dentro do Ifac, por exemplo, contribuindo com projetos de extensão, empreendendo com o apoio da incubadora para transformar ideias inovadoras em negócios, e que a instituição reúne oportunidades a partir das parcerias internacionais como com a Embaixada Americana que terá uma sede no Campus Rio Branco.

As possibilidades dentro do Ifac são enormes e não se restringem a quem está dentro da instituição, mas sobretudo a quem está tendo informação do que está rolando aqui dentro. Inclusive para quem quer contribuir, também é um elo de ligação para que a gente possa fazer essa troca tão enriquecedora”, concluiu.

Pesquisa

A Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Ifac visa obter informações específicas sobre a inserção e o desempenho dos egressos no mundo do trabalho, suas impressões acerca do seu processo de formação e adequação da proposta do seu curso de formação, bem como buscar informações sobre a oferta de cursos da educação continuada que atendam as necessidades dos egressos.

Acesse o formulário da pesquisa clicando aqui

Egressos do Ifac podem se cadastrar para receber a pesquisa, notícias de oportunidades, além de participar de ações futuras, acessando no site do Ifac, a página Extensão, Observatório do Mundo do Trabalho.

Após os pronunciamentos do pró-reitor e da reitora, foi a vez dos campi apresentarem as experiências exitosas de egressos. Os ex-alunos compartilharam suas vivências após concluir a formação acadêmica em rodas de conversa mediadas pelos gestores das unidades.

Clique aqui para ver um resumo dos relatos

O encerramento do II Encontro de Egressos do Ifac ficou por conta do professor Deimisson Silva, do campus Xapuri.

O evento contou com acessibilidade sendo traduzida em Libras pelos intérpretes Caio Patrício, Márcia José e Regiane Freire e com audiodescrição dos participantes.