Ifac recebe equipamentos de TI doados pelo Tribunal de Contas

publicado: 01/06/2022 13h37, última modificação: 01/06/2022 13h38
Durante a solenidade também foram desejadas boas-vindas aos novos empreendedores incubados no Ifac
imagens_materias_capa (51).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu, na última segunda-feira (30.05), três servidores de rede e dois processadores, doados pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC). Os três equipamentos tecnológicos são da marca Dell PowerEdge R 720, cada um com seis discos SAS de 300 gigabytes, de 10k, 128 gigabytes de memória RAM. Já os processadores são da Inter Xenon CPU E5-2660 2.20ghz.

Os itens doados serão utilizados para armazenar em nuvem dados, informações e aplicações desenvolvidas pelos empreendimentos incubados junto à Incubadora do Ifac. Os equipamentos recebidos são avaliados R$120,9 mil.

WhatsApp Image 2022-06-01 at 11.30.53 (11).jpeg   WhatsApp Image 2022-06-01 at 11.30.53 (10).jpeg

Além da doação dos servidores e processadores, a solenidade contou com o recebimento de 9 novos empreendimentos residentes e 1 empreendimento virtual incubados no Ifac. As startups foram aprovadas em edital de fluxo contínuo da Incubac/Ifac.

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, que prestigiou o evento, parabenizou os novos incubados e agradeceu a doação feita pelo TCE. “Fico sempre muito feliz em estar nesse ambiente da Incubac, no campus Rio Branco, pois lembro o quanto esse local foi transformado. Hoje estamos colhendo os frutos que plantamos e tudo isso é reflexo de boas e importantes parcerias que temos feito ao longo dos anos”.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, os novos equipamentos refletem o compromisso do TCE para com a educação, ciência e tecnologia no Acre. “Esses servidores e processadores são mais do que uma questão de parceria entre o Ifac e o TCE. Isso é reflexo de um pensamento visionário entre as instituições, no que se refere à ciência, tecnologia e educação. As incubadoras transformam ideias em negócios e tudo isso é importante para o crescimento do Acre. Nesse ambiente de inovação e criação, ampliamos as possibilidades para o futuro. Obrigada ao TCE por sempre caminhar conosco e entender a importância de investimentos para a educação”.

WhatsApp Image 2022-06-01 at 11.30.53 (3).jpeg

O presidente do TCE Acre, conselheiro Ronaldo Polanco Ribeiro, participou da solenidade e reforçou o compromisso do Tribunal de Contas do Acre para com o empreendedorismo, a ciência, a tecnologia e a educação.

“As parcerias são importantes e o empreendedorismo precisa ser alavancado no Estado. Precisamos de uma massa salarial melhor e por isso temos que auxiliar nos investimentos e avanços tecnológicos. O Ifac, como instituição de pesquisa, ensino e extensão, precisa ter reforços. É lamentável que essas instituições não sejam fortalecidas. O que estamos fazendo, a partir dessas doações, é cooperar, compartilhar o que for possível. O TCE segue à disposição para auxiliar e ampliar as parcerias em Rio Brancos e nos demais municípios do Acre”, destacou Polanco Ribeiro.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson Viana Alves Diniz, destacou o momento como ímpar para a instituição e destacou como foi realizada a doação dos equipamentos tecnológicos para o Ifac.

“Parabenizo toda a equipe da Proinp que tem trabalhado em prol da ciência, tecnologia e inovação. Essa agenda foi possível devido a criação de uma câmara técnica, que tem o objetivo de pensar políticas de inovação e tecnologia para o Acre. E durante uma visita em nossa Incubac, foi percebida a possibilidade de conseguir equipamentos de processamento e armazenamentos de dados. Itens que chegam a nossa instituição, por meio da doação realizada pelo TCE, e que vão contribuir para o andamento dos novos empreendimentos incubados no Ifac. Agradeço ao TCE, que é uma instituição visionária, que pensa os setores do Acre e tem sido um grande parceiro do Instituto. Parabenizo ainda os novos empreendedores incubados e que todos tenham uma boa jornada conosco”, destacou Jefferson Diniz.

Para o diretor do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, os novos equipamentos vão contribuir para as atividades de ensino no campus. “Para nós, é muito importante ter esse evento sendo realizado em nosso campus. A doação dos servidores e processadores vão contribuir para as ações acadêmicas, ampliando as temáticas de tecnologia e empreendedorismo já desenvolvidas em nossos cursos técnicos e superiores. Parabenizo ainda os novos empreendedores incubados. Que todos sejam bem-vindos e aproveitem o ambiente para crescer e gerar possibilidades futuras”.

A solenidade contou ainda com a participação da gestora do programa Inova Amazônia, Rosa Satiko Nakamura, de servidores e estudantes do Ifac.