Reitoria

Nota de Solidariedade

publicado: 21/06/2022 17h07, última modificação: 21/06/2022 17h08
Nota de Solidariedade do Ifac às famílias e amigos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips
IMG-20220621-WA0022.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) vem a público manifestar solidariedade às famílias e amigos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, ambos assassinados no exercício de suas profissões no Vale do Javari (AM).

Nossa solidariedade também à professora Maria Inês de Almeida, sogra de Bruno Pereira, que tem sido grande parceira nas ações envolvendo a criação do curso técnico em Magistério Intercultural Indígena, que será ofertado pelo Ifac, bem como nas atividades com estudantes, técnicos administrativos e docentes.

Como uma instituição que preza pelo conhecimento, pela ciência, cultura e diversidade, nos solidarizamos também com todos os povos originários e demais comunidades que são ameaçadas, diariamente, na Amazônia.

Bruno Pereira e Dom Phillips, como profissionais e pessoas comprometidas com o meio ambiente e a vida, foram mortos de forma brutal enquanto contribuíam e trabalhavam ao lado daqueles que são postos de forma impositiva à margem da sociedade.

O Ifac, como parte da Rede Federal de Ensino, entende e reitera a necessidade de que os crimes que tiraram a vida de Bruno Pereira e Dom Phillips sejam investigados e os envolvidos punidos.

O legado de lutas de Bruno Pereira e Dom Phillips será lembrado por todos aqueles que contribuem e atuam em defesa dos povos indígenas, em defesa da floresta, por proteção e segurança.

Nosso respeito a Bruno, Dom, seus familiares e amigos.

Instituto Federal do Acre
21 de junho de 2022