Reitoria

Novas construções e ampliações marcam os 12 anos do Ifac

publicado: 23/06/2022 11h21, última modificação: 23/06/2022 11h45
São mais de R$ 38 milhões investidos em obras em todas as unidades da instituição
dia_do_trabalhador_materia.png

Em 2022, o Instituto Federal do Acre completa 12 anos no Acre. As comemorações têm como referência a posse coletiva dos primeiros servidores da instituição, que aconteceu no dia 21 de junho de 2010, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.

Na época, as primeiras atividades foram iniciadas em quatro campi (Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri), com a oferta de cursos técnicos presenciais subsequentes, Proeja e superiores. Eram cerca de 400 alunos, distribuídos em nove turmas.

Hoje, o Ifac possui mais de sete mil estudantes em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, em seis unidades físicas, que estão distribuídas em todas as regionais acreanas.

Porém, para a ampliação das atividades da instituição foram realizados investimentos diversos, como reformas e construções de novos espaços. Nos últimos anos, foram mais de mais de R$ 38,3 milhões investidos em obras, que já estão finalizadas e entregues para a comunidade acadêmica, como também em espaços que seguem sendo construídos e reformados.

Abaixo, listamos algumas das obras já entregues para as comunidades interna e externa do Ifac e que têm contribuído para as ações de ensino, pesquisa e extensão:

Campus Cruzeiro do Sul

Bloco de laboratórios – Com foco no desenvolvimento de atividades acadêmicas, para expansão das ações de ensino, pesquisa e extensão, o campus Cruzeiro do Sul tem recebido diversas reformas, como também novas obras. Exemplo disso é a construção do bloco de laboratórios, que já está sendo utilizado pelos estudantes e docentes da unidade. A obra, contou com R$ 363,9 mil para construção da 1ª fase e investimentos posteriores, que foram aplicados durante a execução da reforma e ampliação do campus Cruzeiro do Sul.

imagens_materias_capa (59).png   imagens_materias_capa (60).png

Campus Baixada do Sol

Reformas e ampliações – Em 2018, o Ifac recebeu a doação da antiga Escola da Floresta Roberval Cardoso, localizada na Estrada Transacreana. Desde então, o espaço tem recebido investimentos diversos referentes à reformas e construções. O local, que possui cerca de 450 hectares, conta com salas de aulas, auditório, laboratórios, biblioteca, depósitos, salas administrativas, salas multiuso, estacionamento, além de área experimental. As obras de reforma e ampliação da estrutura já estão na 4ª fase e somam mais de R$ 4,4 milhões investidos. Com as obras, a unidade poderá aumentar a oferta de cursos e matrículas, podendo receber até 1,2 mil estudantes.

imagens_materias_capa (67).png   imagens_materias_capa (68).png

Campus Rio Branco

Incubac – Com mais de 2 mil estudantes, o campus Rio Branco tem recebido ações de infraestrutura que atendem as demandas de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades envolvendo as áreas de tecnologia e o empreendedorismo. Exemplo disso, é a sede da Incubadora de Empreendimentos do Ifac, a Incubac, que tem como foco o desenvolvimento de práticas vinculadas à economia solidária e inovação tecnológica. Inaugurada em 2018, a incubadora já recebeu mais de R$ 211 mil em investimentos, incluindo obras de reforma e ampliação do espaço, com a instalação do Espaço IF Maker.

imagens_materias_capa (58).png   imagens_materias_capa (57).png

Campus Sena Madureira

Piscina – Os espaços esportivos do Ifac são áreas de complementam as atividades acadêmicas, como também têm sido ambientes compartilhados com a comunidade. Atualmente, todos os campi contam com locais para práticas de esportes, com exceção do campus Tarauacá em que o local segue em construção. Porém a unidade de Sena Madureira é a única do Ifac que possui piscina semiolímpica, como parte do centro esportivo do campus. O local, que conta ainda com um ginásio poliesportivo e vestiário, integrou as obras da sede definitiva da unidade e recebeu cerca de R$ 771,3 mil em investimentos.

imagens_materias_capa (63).png   imagens_materias_capa (64).png

Campus Tarauacá

Refeitório – Totalizando mais de 740 m², o refeitório do campus Tarauacá é uma das obras mais recentes inauguradas no Ifac, juntamente com o espaço de convivência da unidade. Os locais, que têm sido utilizados por estudantes e servidores da instituição, contam com almoxarifado, depósito para materiais diversos, salas de nutricionista, assepsia, refrigeração, banheiros, área de lavagem, preparo, coação e distribuição, lavatório para louças, caixa e praça de alimentação. A obra, inaugurada em maio deste ano, recebeu R$ 1,2 milhões em recursos.

imagens_materias_capa (65).png   imagens_materias_capa (66).png

Campus Xapuri

Laboratórios Sensoriais – Como forma de ampliar as pesquisas científicas e o desenvolvimento de produtos alimentícios, como compotas, doces, iogurtes e geleias elaborados pelos estudantes, o campus Xapuri conta, desde outubro de 2021, com o laboratório de análise sensorial. O espaço, que possui cerca de 190 m², recebeu investimento no valor de R$ 373,1 mil, e conta ainda com o posto de vendas, sendo um ambiente destinado à comercialização de produtos que são desenvolvidos, em especial, pelos estudantes do curso superior de Agroindústria.

imagens_materias_capa (61).png   imagens_materias_capa (62).png