Campus Rio Branco

Professores do Ifac têm artigo publicado em periódico internacional

publicado: 23/06/2022 12h28, última modificação: 23/06/2022 12h28
Estudo realizado em parceria com pesquisadores de outras instituições brasileiras trata da logística colaborativa no setor cervejeiro
artigo_logistica.jpg

Os professores Rodrigo Duarte Soliani e Mário Sérgio Pedroza Lobão, do Campus Rio Branco do Ifac, são uns dos autores do artigo científico intitulado “Impactos da Logística Colaborativa: Estudo de Caso do Setor Cervejeiro Brasileiro”, publicado pelo periódico International Journal of Industrial Engineering and Management. Este estudo foi realizado em parceria com pesquisadores da Faculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec São Carlos), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade de Araraquara (UNIARA) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

artigo_revista_logistica.jpgA logística colaborativa trata da colaboração entre parceiros de negócio — fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço, entre outros — e até mesmo os clientes, com o objetivo de otimizar os processos e trazer economia para a operação.

Nesse sentido, o artigo apresenta pesquisa que teve como objetivo identificar os impactos da logística colaborativa no setor cervejeiro brasileiro utilizando um modelo matemático que considera indicadores econômicos e ambientais. Os resultados mostram um aumento de 100% na eficiência econômica e uma redução de 40% nas emissões de CO2 das operações de transporte na cadeia de suprimentos do setor cervejeiro.

Segundo o líder da pesquisa, professor Rodrigo Soliani, que é doutor em Tecnologia Ambiental, os resultados são relevantes porque demonstram que as estratégias de colaboração são reconhecidas como a abordagem mais eficaz para a redução de custos e para o desempenho sustentável dos negócios.

A artigo pode ser acessado na íntegra pelo link: http://www.ijiemjournal.uns.ac.rs/images/journal/volume13/IJIEM_304.pdf

Com texto dos pesquisadores - Campus Rio Branco