Campus Baixada do Sol

Projeto do Ifac promove debate sobre políticas para o público LGBTQIA+

publicado: 08/06/2022 15h42, última modificação: 08/06/2022 16h14
Roda de conversa do projeto de extensão I Ciclo de Aprendizado para a Vida e para o Trabalho foi realizada no auditório da Ejorb, em Rio Branco
roda_direitos_lgbtqia (6).jpeg

No dia 30 de maio, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou uma roda de conversa sobre Contexto Histórico, Direitos e atuais Políticas ao público LGBTQIA+, no auditório da Escola Estadual José Ribamar Batista (Ejorb), em Rio Branco. O evento faz parte do projeto I Ciclo de Aprendizado para a Vida e para o Trabalho, coordenado pela equipe da Assistência Estudantil do Campus Baixada do Sol, integrada pelas servidoras Iolanda Lourdes Ribeiro, Taita Lima do Nascimento e Tanayra Feitosa Rocha. O evento contou com apoio da Ejorb, por intermédio da diretora Franciléia da Silva Barrozo.

O projeto visa proporcionar a integração de discentes, servidores e comunidade externa no processo de discussão, reflexão, aprofundamento e aprendizado de temáticas voltadas para o meio profissional e social de forma interdisciplinar e contextualizada na construção de uma formação humana integral.

roda_direitos_lgbtqia (7).jpeg

Roda de conversa com a participação de representante do MP-AC, da Ufac e dos movimentos sociais

O evento teve a participação da coordenadora de Administração do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público do Acre, Otília Marinho de Amorim Neta. O CAV atende vítimas de violência doméstica e familiar, de crimes contra a dignidade sexual e de crimes com motivação homofóbica.

Mais que partilhar informações sobre os direitos conquistados pela população LGBTQIA+, é importante a conscientização sobre o respeito para garantia dos seus direitos fundamentais”, afirmou a coordenadora do CAV.

Também participando da roda de conversa, a estudante do curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (Ufac), Emeli do Nascimento Nery compartilhou o aprendizado adquirido com projeto de extensão desenvolvido na Ufac a partir do mesmo tema.

A roda de conversa ainda contou com a participação da terapeuta integrativa e travesti Aisha da Silva Martins, representante dos movimentos sociais, que fez um relato de experiência de vida entre alegrias e preconceito. “Fiquei feliz ao ver jovens interessados em tornar sua formação mais completa e crítica”, comentou.

roda_direitos_lgbtqia (4).jpeg

Terapeuta integrativa e travesti Aisha Martins compartilhou sua vivência com o público

As palestrantes apresentaram a trajetória da construção da Sigla LGBTQIA+, bem como o seu significado, a diversidade de gênero a partir da utilização do chamado “boneco de gênero” e sobre os direitos garantidos para o público LGBTQIA+.

O momento foi importante por trazer conhecimento e com isso, diminuir preconceitos”, avaliou a coordenadora do projeto no Ifac, Iolanda Lourdes.

Para a estudante do 3º Período de Agroecologia do Campus Baixada do Sol, Vanessa Nascimento, o “evento foi bom, pois para mim era muito vago entender como era o processo de descoberta, em que grupo as diferentes pessoas se encaixavam, ou seja, sobre como conhecer as denominações do autorreconhecimento.”

No auditório, professores e estudantes do Pós-Médio do Ejorb, além de estudantes, professores e demais servidores do Ifac acompanharam a roda de conversa.

Além da roda de conversa realizada no dia 30, o projeto deve promover mais três eventos abordando temas como qualidade de vida e o bem viver no espaço escolar, miscigenação acreana e segurança do trabalhador rural.

(Com informações e fotos do projeto do Campus Baixada do Sol)