Turmas de Microempreendedor Individual visitam pousada de Rio Branco

publicado: 27/06/2022 17h29, última modificação: 27/06/2022 17h29
Estudantes do Programa Qualifica Mais Progredir conheceram o primeiro hotel no Acre que funciona no sistema de guesthouse, um modelo inovador de hospedagem
mei_guesthouse (4).JPG

Alunos das turmas M4 e M5 do curso de Microempreendedor Individual do Programa Qualifica Mais Progredir encerraram suas atividades educacionais com uma aula prática na Pousada Jardins Guesthouse, em Rio Branco. A visita técnica fez parte da disciplina de Plano de Negócios e foi realizada no dia 15 de junho.

A pousada, inaugurada em 2020 durante a pandemia do novo corona vírus, é fruto do sonho do casal Rosiany Albuquerque e Victor Pontes, empreendedores que já trabalhavam com o ecoturismo e turismo étnico. O empreendimento é o primeiro hotel no Acre que funciona no sistema de guesthouse, um modelo inovador de hospedagem na qual são alugados os quartos e demais espaços numa casa de família ao mesmo tempo que os proprietários permanecem no imóvel e convivem junto dos hóspedes. Situada na Estrada da Floresta, a pousada tem um trânsito mensal entre 350 a 400 hóspedes de diversos países do mundo.

mei_guesthouse (1).JPGPara a proprietária, Rosiany Albuquerque que é formada em Administração e Turismo, receber os alunos do Qualifica Mais Progredir é contribuir com o empreendedorismo no Estado do Acre. “Que o nosso exemplo sirva de inspiração para os empreendedores deste projeto. A educação profissional é importante na formação de negócios e a gestão financeira e a análise do mercado são essenciais para o sucesso de um empreendimento”, destaca a empreendedora.

Sobre a visita técnica, o professor da disciplina de Plano de Negócios, Patrick Leon, a atividade prática é de fundamental importância no contexto pedagógico, pois ajuda a contextualizar na prática diversos conceitos aprendidos em sala de aula. “A teoria precisa da prática para ter um rendimento maior no processo de aprendizado”, argumenta o docente.

Já a estudante Maria Nisse Rodrigues de Lima, que possui dificuldades de locomoção, destacou o fato de que a aula prática foi inclusiva, uma vez que a instituição manteve todo um aparato logístico e operacional para a realização da atividade. Ela afirma que “durante todo o curso tive acessibilidade a todas as atividades teóricas e práticas.”

mei_guesthouse (2).JPG

Com relação ao encerramento do módulo, as coordenadoras Adjuntas do Programa em Rio Branco, Sonaira Moura e Suellen Silva, comemoraram a presença massiva dos estudantes. As gestoras afirmam que isso mostra que o planejamento pedagógico foi bem executado: “um dos grandes desafios do programa é manter nosso corpo discente motivado e engajado em aprender a empreender, e encerrar o curso com coro alto torna-se uma avaliação positiva para nós, resultado de um trabalho planejado e executado com sucesso por diversos profissionais”, destacam.

O programa é executado pelo Ifac por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e tem apoio da Prefeitura de Rio Branco. Além disso e das parcerias pontuais como com a pousada Jardins Guesthouse, o professor Mario Jorge Fadell apoiou o referido projeto desde o início, inclusive para esta aula prática ao dispor do micro-ônibus para o deslocamento dos estudantes.

mei_guesthouse (3).JPG

Sobre o projeto

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

Na segunda-feira passada, 21, foram iniciadas três novas turmas do programa no Campus Rio Branco, com 120 alunos participantes.

Com informações e fotos da Coordenação Adjunta do Programa em Rio Branco