Notícias

Inovação Tecnológica

13 novas empresas e startups firmam contrato com a Incubac

publicado: 27/05/2022 21h36, última modificação: 27/05/2022 21h42
Contratos de incubação foram assinados no mês de maio, na sede da incubadora localizada no Ifac Campus Rio Branco
contrato de incubacao (1).jpeg

A Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac) assinou contrato com 10 empresas e três startups que vão participar do programa de incubação a partir deste ano. O evento foi realizado nos dias 5 e 19 de maio, na sede da incubadora, no Ifac Campus Rio Branco, marcando a volta das atividades presenciais da Incubac após a pandemia da Covid-19.

O contrato de incubação foi assinado pelas dez empresas selecionadas no edital de novos empreendimentos da Incubac/CRB e pelas três startups vencedoras do Desafio Ifac de Ideias Inovadoras de Impacto de 2021.

contrato de incubacao (2).pngA cerimônia de assinatura dos contratos teve a presença do diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Sousa que deu as boas vindas aos novos incubados colocando o Campus à disposição para ajudar, no que for possível, para que as empresas obtenham êxitos em seus negócios, gerando emprego e renda.

O evento ainda teve a presença on-line da diretora do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), patrocinadora do Desafio de Ideias 2021, que parabenizou os vencedores e desejou sucesso aos empreendimentos que possuem agora a missão de desenvolver um negócio que venha gerar impactos socioambientais positivos para a região.

Cada empreendimento, além de participar do programa de incubação, terá à disposição uma infraestrutura física para instalação da empresa, além de recursos técnicos e tecnológicos para o desenvolvimento do produto. Esses recursos podem ser equipamentos de informática, de escritório, até uso de laboratórios. Os recursos são disponibilizados de forma gratuita no primeiro ano de incubação ou até que o empreendimento comece a ter faturamento.

As novas incubadas passarão por um Programa de incubação de empresas, que será aplicado em três etapas de crescimento e prazo médio de três anos de duração, com avaliações e diagnósticos periódicos para validar seu crescimento”, explicou o coordenador da Incubac/CRB, Reinaldo Maia. Ainda de acordo com ele, esse prazo não é rígido, de forma que dependendo do negócio, o programa pode ser concluído em um ano ou em mais de três anos. Tudo vai depender da maturidade e dedicação de cada empreendimento.”

contrato de incubacao (1).png

Para o CEO da Mateiro Digital, uma das novas startup incubadas, Dixon G. Afonso, ao mesmo tempo em que muitas empresas entraram em falência durante a pandemia, também surgiam novos empreendimentos e ideias inovadoras para o mundo dos negócios. Ainda segundo Afonso, a assinatura dos contratos de incubação significa uma oportunidade de alavancagem nos negócios nesse cenário ‘pós-pandemia’, junto com todos os benefícios e ajuda que a Incubac/CRB pode oferecer.

O empreendedor completou destacando que “O Mateiro Digital vislumbra uma melhor condição de desenvolvimento de seu produto a partir da expertise que a rede de IFs proporciona, com um quadro de profissionais diversificado e experiente. A perspectiva é que possamos expandir nossa rede de contatos, conectando inteligências que ajudem no desenvolvimento do produto e que a agenda da incubação impulsione na consolidação de nosso negócio.”

Com informações e fotos da Incubac/CRB