Campus Tarauacá

Alunos do campus Tarauacá recebem premiação da 14º MOBFOG

publicado: 13/05/2022 11h33, última modificação: 13/05/2022 11h33
Cailane Alves de Araújo, Gabriel Freitas da Paixão e Railson Braga de Lima foram medalhistas de ouro, na edição que aconteceu em 2020, de forma virtual
imagens_materias_capa (41).png

Os estudantes Cailane Alves de Araújo, Gabriel Freitas da Paixão e Railson Braga de Lima, do Instituto Federal do Acre Campus Tarauacá, receberam as medalhas e certificados da 14° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento aconteceu em 2020, de forma virtual, mas somente agora os alunos puderam receber a premiação.

Sob orientação dos docentes Antônio Manoel de Souza Filho e Delma Pereira de Andrade, Cailane Araújo, Gabriel Paixão e Railson Lima desenvolveram os foguetes que tiveram o maior alcance horizontal (retificado) e foram os medalhistas de ouro na categoria. A entrega da premiação ocorreu na última quinta-feira (05.04).

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e as bases de lançamentos são construídos pelos alunos, individualmente ou em equipes de até três componentes.

imagens_materias_interior (2).png

Para o aluno Gabriel Paixão, a participação no evento foi gratificante “Foi uma experiência muito boa, assim como poder ajudar na confecção do foguete e fazer os lançamentos de teste. Era para uma competição, mas foi divertido ver o foguete sendo lançado. O momento de maior alegria foi o lançamento oficial, em alcançamos uma boa distância. Foi uma experiência muito legal”, explicou o estudante.

Railson Lima falou sobre os testes e o preparo da equipe. “Fizemos dois lançamentos (testes) para identificar o que daria certo e o que poderíamos melhorar. Nesses dois testes, tivemos que ajustar a base e melhorar o foguete, porque ele estava bambeando muito. Mexemos nas aletas, que dão o equilíbrio do foguete, e depois fomos para o lançamento. Deu tudo certo”.

Ainda de acordo com os alunos, os professores Antônio Manoel e Delma Andrade ajudaram muito, estando sempre à disposição para sanar dúvidas e auxiliá-los com dicas para que alcançassem o melhor resultado possível.

(Texto e fotos: Campus Tarauacá)