Campus Cruzeiro do Sul

Campus Cruzeiro do Sul recebe computador para novo estúdio de música

publicado: 17/05/2022 23h10, última modificação: 22/11/2022 12h33
Além da doação de um Mac Mini Apple, unidade do Ifac terá novo espaço para utilização pela comunidade; Estúdio anterior foi destruído por incêndio ocorrido em 2019
estudio musica cruzeiro (1).jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Cruzeiro do Sul recebeu a doação de um computador do modelo Mac Mini Apple no valor de R$ 4.999 para ser utilizado no novo estúdio de música e vídeo. A doação foi feita no início deste mês, pelo professor Emerson Gaspar da Rosa a partir de recursos de um projeto aprovado em edital municipal de apoio à cultura, de 2019.

Conforme explicou o docente de música, a princípio o recurso usado na aquisição do computador seria para a realização de um concerto do Grupo Vocal do Ifac em comemoração dos 10 anos da instituição de ensino, completados em 2020. O projeto de show do grupo foi aprovado no final de 2019 pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Cruzeiro do Sul. Em decorrência da pandemia de Covid-19, o show não pode ser realizado naquele ano.

estudio musica cruzeiro (3).png

“No final de 2019, submeti um projeto para a Lei de Incentivo à Cultura do Município para fazer um show com o Grupo Vocal do Ifac referente aos nossos 10 anos em 2020. Aí veio a pandemia e atrapalhou tudo. Neste ano, a Prefeitura liberou a verba, então como precisamos do computador para gravação no estúdio resolvi usar o valor para comprar e doar para o Instituto”, relatou o professor Emerson.

Estúdio comunitário

estudio musica cruzeiro (2).jpgEm abril de 2019, o Ifac sofreu com um incêndio que atingiu o bloco administrativo do Campus Cruzeiro do Sul. O incidente não teve nenhuma vítima, porém o fogo destruiu espaços como sala de professores, almoxarifado e o estúdio de música e vídeo onde eram realizadas as aulas de música além de diversos projetos de ensino e extensão com alunos e comunidade.

Apesar do acontecido, ainda em 2019, o Ifac obteve apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC) para a reconstrução dos espaços.

No caso do novo estúdio de música, a obra contou recursos de uma emenda destinada ao Ifac pela senadora Mailza Gomes. Conforme contou o professor Emerson, ele buscou ajuda da ex-primeira dama Beatriz Cameli a fim de obter recursos para o estúdio. O docente então elaborou o projeto do Estúdio Comunitário do Vale do Juruá - Ifac Campus Cruzeiro do Sul que foi aprovado pela senadora.

“Esse espaço terá possibilidade de gravação, edição, ensaios. Para nós será um avanço. Alguns equipamentos de gravação ainda estão faltando, mas será tudo dentro do padrão de qualquer estúdio nacional e internacional, questão acústica, de eletricidade, de tamanho. Acredito que nosso estúdio comunitário vai dar um novo gás para a cultura musical cruzeirense, principalmente porque será um espaço para os músicos poderem gravar seu trabalho com qualidade”, comentou o docente.

A obra do estúdio está sendo realizada junto com a construção de uma área de convivência no Ifac. O valor total é de aproximadamente 800 mil reais. De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Jardel de Melo da Diretoria de Obras e Infraestrutura do Ifac, a previsão de entrega é no final de julho.