Campus Rio Branco

Campus Rio Branco seleciona bolsista para projeto Autistário

publicado: 17/05/2022 11h41, última modificação: 17/05/2022 11h41
Inscrições seguem até o dia 23 de maio; vaga é destinada para estudante de cursos superiores
fachada_campus_rio_branco.jpeg

O campus Rio Branco está com inscrições abertas para selecionar estudante de curso superior para atuar como bolsista no projeto de pesquisa “Percepção da comunidade escolar do Ifac sobre a inclusão do aluno autista — Projeto Autistário”. As inscrições seguem até o dia 23 de maio.

- Link para inscrição: https://forms.gle/R9z5iC3rWM6qpzZu8

De acordo com edital, o estudante selecionado receberá bolsa mensal no valor de R$ 400, durante o período de seis meses.

O projeto pretende, a partir do estudo do autismo e das atuações de professores e técnicos que já atendem alunos autistas, construir um conjunto de saberes e boas práticas necessárias à comunidade acadêmica do Ifac na efetiva inclusão do público autista.

- Edital: https://www.ifac.edu.br/editais/categoria/edital/arquivos/590/

A ação também pretende propiciar o desenvolvimento de uma consciência a respeito do autismo do professor para com o aluno autista, construir e difundir conhecimento para a prática de ensino-aprendizagem que considere as singularidades vivenciadas pelos autistas e construir um espaço que possibilite ao professor vivenciar uma experiência próxima da percepção real do mundo do autista.

Seleção

Para concorrer à vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos cursos superiores do campus Rio Branco: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Escolares ou Tecnologia em Sistemas para Internet.

Além disso, é preciso que o estudante esteja cursando, pelo menos, o 2º período do curso de graduação e, até dezembro de 2022, no máximo, o penúltimo período, em virtude da necessidade de o bolsista possuir o vínculo com a instituição durante a vigência da bolsa.

Para desenvolver as atividades, o aluno deverá ter disponibilidade mínima de 12 horas semanais para cumprimento de carga horária destinada às atividades do projeto, podendo ser cumprida de acordo com as necessidades logísticas, de infraestrutura e didático-pedagógicas.

As ações do projeto serão desenvolvidas de forma presencial, no campus Rio Branco.

A seletiva do bolsista será realizada a partir das etapas: análise documental/prova de títulos e entrevista remota (a distância).

De acordo com cronograma, a expectativa é de que o resultado preliminar da 1ª fase seja divulgado no dia 27 de maio. As entrevistas dos candidatos estão previstas para acontecerem em 01 de junho.